Viajar pelo Brasil de ônibus é seguro? Veja dicas e alertas sobre esse tipo de transporte

Viajar pelo Brasil de ônibus tem muitas vantagens, entre ela o preço das passagens. Mas há também riscos que é preciso tomar cuidado. Saiba quais.

Viajar pelo Brasil de ônibus é seguro? Veja dicas e alertas sobre esse tipo de transporte
Mais brasileiros têm intenção de viajar pelo Brasil de ônibus no ano que vem

GANHE O MUNDO FALANDO INGLÊSfaça um teste e descubra o seu nível

Atualmente, os brasileiros estão mais dispostos a viajar de ônibus do que nos últimos anos. Essa é a informação publicada pelo Ministério do Turismo no Boletim de Intenção de Viagem para o ano que vem. Segundo o Ministério, a intenção de viajar de ônibus subiu de 8% em 2010 para 14% em 2015. Os motivos para o aumento da intenção de viajar pelo Brasil através desse meio de transporte são: aumento do preço das passagens aéreas e maior número de turistas interessados em viajar para destinos nacionais do que internacionais devido à desvalorização do real.

Mais viagens pelo Brasil, mais viagens de ônibus

O transporte rodoviário é o único que consegue cortar todo o país atendendo a maioria das cidades, dos grandes centros às pequenas cidades do interior. Somente as capitais e cidades de médio porte possuem aeroportos, e os preços das passagens aéreas já não estão tão baratas como em anos anteriores. As passagens de ônibus, na maioria das vezes, saem consideravelmente mais em conta. Por isso, pelo 5º ano consecutivo, as intenções de viajar de ônibus voltaram a aumentar gradativamente.

Outro ponto que é preciso considerar é a visibilidade que os destinos nacionais ganharam com a Copa do Mundo de 2014 e que o Rio de Janeiro também ganhou com os investimentos para as Olimpíadas em 2016. Muitos brasileiros resolveram aproveitar que moram em um dos países mais visados pelos turistas do mundo todo e vão colocar o pé na estrada. A alta do dólar e do euro também diminuiu as intenções de viagens internacionais, portanto: mais viagens pelo Brasil, mais viagens de ônibus.

Veja as dicas fundamentais se você quer viajar sozinho

Ônibus

É seguro viajar pelo Brasil de ônibus?

Dentre os meios de transporte mais comumente utilizados para viajar pelo Brasil, o ônibus está entre os mais seguros. Segundo pesquisa da empresa americana Condé Nast Traveller, as chances de morrer durante uma viagem são consideravelmente menores em ônibus do que em carros e motos. Confira as comparações feitas pela pesquisa na imagem abaixo.

Como o trem é um meio de transporte muito pouco utilizado no transporte de pessoas no Brasil, podemos perceber que os riscos associados a viajar de ônibus são significativamente menores.  No entanto é preciso considerar que os riscos existem e é preciso ficar atento.

Você sabe como fazer malas de viagem sem estresse? Confira!



Riscos de se viajar de ônibus pelo Brasil

Roubo de bagagens de mão

Durante as viagens, principalmente as noturnas, as pessoas costumam aproveitar para dormir, assim o tempo passa depressa e você chega descansado ao destino. Porém, é preciso ficar atento aos seus pertences. Muitos motoristas e assistentes de ônibus já recomendam que os passageiros não deixem objetos de valor nas malas que vão no compartimento acima das poltronas.

ECONOMIZE NA SUA PRÓXIMA VIAGEM
Receba as dicas, ofertas e informações no seu email e viaje mais barato.

É preciso ter cuidado, pois os ônibus costumam parar em várias cidades ou pontos para entrada ou subida de pessoas e algumas pessoas agem de má fé e levam a bagagem alheia, ou aproveitam o sono para furtar objetos. O ideal é: usar cadeado com código em suas malas, manter seus objetos de valor (celular, carteira, computador, etc) juntos de você, no colo ou na parte debaixo da sua poltrona.

Veja alguns destinos para viajar por menos de R$ 1 mil no Brasil

Assaltos

Infelizmente o risco de assaltos a ônibus existem e são muito assustadores. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2014 ocorreram 277 assaltos a ônibus no Brasil, sendo 66 deles só em Minas Gerais. A situação também é ruim em Goiás, Bahia e Alagoas. Os trechos considerados mais perigosos em relação a assaltos são:

  • BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, no trecho que passa por Alagoas
  • BR-365, que liga o Nordeste ao Centro-Oeste, no trecho que passa por Minas Gerais
  • BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, no trecho que passa por Goiás
  • BR-070, que liga Brasília a Mato Grosso, no trecho que passa por Goiás
  • BR-101, que liga o Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, no trecho que passa pela Bahia

Em caso de assalto, não há muito o que se fazer. É preciso manter a calma e nunca reagir. O melhor é não utilizar muitos objetos de valor durante as viagens que percorram trechos perigosos para não arriscar ficar sem eles.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!


Acidentes

Em qualquer que seja o veículo, sempre existe a possibilidade de ocorrer um acidente durante uma viagem. Ao viajar pelo Brasil de ônibus, temos os riscos inerentes à estrada ( asfaltos com buraco, pista sem acostamento, falta de sinalização, etc), o risco da imprudência dos motoristas e também o risco do imprevisto (como uma falha mecânica no veículo ou um animal na pista). Portanto, se você vai viajar de ônibus, de carro ou de avião, o cinto de segurança deve ser sempre utilizado pois ele pode salvar vidas em caso de acidentes.

Dica do E-konomista: Se você quer saber quais as vantagens e desvantagens de se viajar de ônibus e conhecer dicas de como fazer uma viagem de ônibus mais confortável e tranqüila, acesse esse artigo e tenha uma boa viagem!

Desenrole a língua! Aprenda inglês rápido e definitivamente.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar