O sinal do Wi-Fi da casa está ruim? A culpa é das luzes de Natal! Entenda.

Entenda o motivo da perda de potência da internet Wi-Fi e da lentidão causada pelos enfeites de Natal. Conheça os outros aparelhos que podem influenciar na sua conexão.

O sinal do Wi-Fi da casa está ruim? A culpa é das luzes de Natal! Entenda.
A potência da internet via Wi-Fi pode sofrer interfrência dos enfeites de Natal

O estudo recente produzido pela empresa britânica reguladora, Ofcom, concluiu que os enfeites natalinos atrapalham sim o sinal de Wi-Fi da sua rede e pode causar lentidão e perda de potência na internet.

A culpa é toda das luzes de Natal?

A empresa que realizou o estudo reconhece ainda que, essa interferência é causada devido ao uso da energia elétrica. Porém, levando em consideração este fator como principal problema da conexão Wi-Fi, é possível concluir que outros aparelhos eletrônicos também contribuem. Como é o caso do microondas, televisão, ar-condicionado e qualquer outro aparelho ligado à rede elétrica.

O que fazer para garantir o bom funcionamento da rede Wi-Fi?

Lembre-se que a perda de potência não está relacionada, exclusivamente com a interferência das suas luzes de Natal. Portanto, nada de ser radical e tirar todos os enfeitos. É possível tomar algumas providências dentro da casa para melhorar o sinal.

Como melhorar o sinal do roteador, sem comprometer o Natal

Uma alternativa é utilizar repetidores de sinais. Estes são aparelhos autônomos que redirecional o sinal wireless do roteador principal. Ou seja, ele consegue cobrir aqueles pontos que, por algum motivo, não são contemplados e ajuda a “distribui-los” pelo restante da casa, a outras distâncias.

Outra saída, caso a sua casa seja pequena e não necessite de um repetidor, é a troca da antena para uma nova, com maior potência. Em geral, os roteadores comuns possuem antenas de 2 a 3dBi. E você pode optar por comprar uma melhor, tipo 12dBi que tem o preço máximo de R$ 100,00.

Se você não pretende gastar dinheiro, reposicional o roteador é interessante e pode melhorar o sinal do Wi-Fi da sua casa. Se ele fica em lugares baixo, escondidos, fechados ou até mesmo próximo a eletrodomésticos, com certeza o sinal está mais fraco do que a potência que pode atingir. Coloque-o em um ponto central da casa, de preferencia no alto, para que o sinal circule com menos interferência possível.

Um dispositivo alternativo, barato e que pode ampliar as ondas do seu roteador é o uso de uma latinha (seja ela de cerveja, refrigerante ou suco, por exemplo). Isso devido ao alumínio. Basta recortar um pedaço da lata (tira retangular) e acoplá-la junto a antena.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar