Veja como utilizar o Rascunho IRPF 2016

Veja como e quais são as informações que podem ser preenchidas no aplicativo da Receita Federal do Brasil, o Rascunho IRPF.

Veja como utilizar o Rascunho IRPF 2016
Prepare-se para preencher a sua declaração através do Rascunho IRPF

O aplicativo Rascunho IRPF 2016 está disponível para todos os brasileiros que desejam adiantar o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda 2016. De acordo com as informações da Secretaria da Receita Federal do Brasil, o rascunho permite o preenchimento prévio de algumas informações sobre os fatos ocorridos entre 01/01/2015 e 31/12/2015. Desenvolvido para facilitar este processo, é possível importar a DIRPF 2015 para iniciar o rascunho IRPF.

Como funciona o Rascunho IRPF 2016

O Rascunho IRPF está disponível nas versões operacionais Andoid e iOS e o controle de acesso é feito por meio de uma senha que o usuário deverá criar no momento de download e acesso ao aplicativo. A Receita Federal do Brasil adverte que a perda ou estravio da senha é de total responsabilidade do usuário. Ou seja, sempre que sair do programa, garanta que o mesmo seja deslogado para que, em caso de perda ou roubo do celular, os seus dados não fiquem disponível para acessos indevidos.

Qualquer pessoa física poderá usufruir do serviço até o final de fevereiro de 2016, podendo salvar todas as informações de 2015. E, a partir de março de 2016, o usuário poderá recuperar as informações do aplicativo e transportá-la para a própria Declaração IRPF 2016.

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

As informações que já podem ser preenchidas no Rascunho IRPF previamente são:

  • Dependentes ou alimentandos do contribuinte durante o ano de 2015;
  • Pagamentos e doações efetuados pelo contribuinte e seus dependentes durante o ano de 2015;
  • Bens, direitos e dívidas existentes em 31/12/2014, adquiridos ou vendidos em 2015, ou que ainda façam parte do seu patrimônio em 31/12/2015;
  • Rendimentos recebidos, pelo contribuinte ou dependentes, durante o ano de 2015;

Clique aqui para ter acesso à página da RFB ver as orientações e preencher o Rascunho IRPF.

Quem é obrigado a declarar Imposto de Renda 2016

Todos os residentes no brasil (pessoa física) são obrigados a declarar imposto de renda, dentre o prazo de março a abril deste ano, de acordo com as seguintes situações: veja aqui. Aqueles que não respeitarem o prazo podem receber uma multa mínima de R$ 165,74 ou no valor máximo de 20% sobre a renda devida.

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar