Brasil no 76ª lugar do ranking mundial de corrupção

De acordo com o estudo da Transparência Internacional, o Brasil piorou 7 posições em 2015 em relação ao ano anterior. Confira quais são os países mais e menos corruptos do mundo.

Brasil no 76ª lugar do ranking mundial de corrupção
O ranking leva em conta a percepção da corrupção no mundo

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

De acordo com o estudo da Transparência Internacional, que elabora o Ranking de Corrupção 2015, o Brasil caiu 7 posições com relação ao ano anterior e angariou o 76º lugar. Em 2014 foram avaliados 175 países e a pontuação obtida foi de 43 pontos. Já no ano de 2015, dentre os 168 países, a nota foi de 38 pontos. Esta posição também é a mesma de outras nações como Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Índica, Tailândia, Tunísia e Zâmbia.

De acordo com a ONG (Transparência Internacional), o fator decisivo para essa nota mais baixa foram o escândalo da Petrobrás e o crescimento do índice de desemprego no país, provocado pela crise financeira. A escala que vai de 0 (extremamente corrupto) a 100 (muito transparente) considera ainda os níveis de liberdade de imprensa; acesso a informações do orçamento governamental (onde e quando é gasto o dinheiro público) e é claro, o nível de integridade daqueles que ocupam cargos políticos.

CONTROLE AS SUAS FINANÇAS
Com o cartão de crédito certo, você pode fazer compras programas e colocar as finanças em dia. Encontre o melhor cartão de crédito para você.

Os escândalos envolvendo grandes empresas e figuras políticas fez com que o país configurasse a maior queda entre os países da América que foram avaliados no ranking. Dentre estes países, o Uruguai é o mais transparente, ocupando o 21º lugar com 74 pontos e o mais corrupto, a Venezuela, em 158º lugar e com 17 pontos.

Os melhores e piores países do ranking de corrupção

De acordo com a ONG, aqueles países que tiveram as notas mais baixas e ficaram na última metade do ranking estão envolvidos em conflitos e guerras e/ou possuem uma governança deficiente e frágil, além da falta de independência da imprensa. Baseando-se na lista, pode-se considerar que mais de 6 bilhões de pessoas vivam nestas condições.

Dentre os 168 países avaliados, nenhum deles conseguiu atingir a nota máxima. O que mais se aproximou de ser um país livre de corrupção foi a Dinamarca, com 91 pontos. Veja os demais países:

Dinamarca
Finlândia
Suécia
Nova Zelândia
Holanda
Noruega
Suíça
Singapura
Canadá
10º Alemanha, Luxemburgo e Reino Unido
69º Brasil, Bósnia e Herzegovina, Burkina Faso, Índica, Tailândia, Tunísia e Zâmbia
167º Coreia do Norte e Somália

Encontre a conta corrente ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar