Orçamento doméstico: vendas de Natal ficam abaixo das expectativas

As pesquisas já mostravam uma menor intenção de compras do consumidor brasileiro, devido ao compromentimento do orçamento familiar com as dívidas.

Orçamento doméstico: vendas de Natal ficam abaixo das expectativas
Orçamento doméstico apertado prejudica vendas de natal
  • Vendas de Natal em 2013 tiveram o menor crescimento dos últimos 11 anos no Brasil.
  • Vendas do e-commerce ficaram abaixo das previsões.

Depois da euforia consumista pré-natal, é hora de fazer as contas e ver se as previsões do mercado estavam certas. De acordo com levantamento da e-bit, empresa especializada em pesquisas relacionadas ao e-commerce, as vendas do varejo pela internet deveriam crescer 25% neste Natal, mas as estimativas estavam erradas. As vendas on line ficaram abaixo da previsão, mas ainda assim, o saldo foi positivo.

 

O varejo on line registrou um crescimento de 18% em relação ao período do Natal do ano passado, o que representa um recorde de vendas do comércio eletrônico.  As compras realizadas entre a segunda quinzena de novembro até a véspera do Natal, contabilizaram cerca de R$3 bilhões. 

 

O recorde se deve também a uma maior disposição dos consumidores para fazer compras on line, apesar das ressalvas. Na hora de fazer as compras e as contas, os consumidores preferem aproveitar os preços mais baixos que são oferecidos pelo comércio eletrônico e segurar o orçamento doméstico de dezembro.

 

Uma das explicações para que as previsões de alta do e-commerce não tenham sido alcançadas, foi a realização da Black Friday no final de novembro, que fez com muitos consumidores antecipassem as compras de Natal para aproveitar o dia de descontos no e-commerce. A outra explicação é o endividamento, que compromete o orçamento doméstico das famílias brasileiras. Tanto é as pesquisas já mostravam uma menor intenção de gastos com as compras para este fim de ano.

 

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Há outros fatores que ainda são entraves para o crescimento do e-commerce no Brasil. O primeiro, é que os consumidores ainda não se sentem 100% seguros de inserir seus dados bancários na internet para realizar os pagamentos. O outro fator é o atraso na entrega das compras. Em 2012, cerca de 18% das encomendas atrasaram e este ano o índice piorou. 

 

No geral, as vendas de Natal tiveram o pior índice de crescimento dos últimos 11 anos, de acordo com os dados do Serasa. Os números mais uma vez mostram a falta de confiança no crescimento econômico do país, uma maior prudência do brasileiro com o orçamento doméstico, a retração de crédito por causa do endividamento, e o aumento geral dos preços.

 

Leia também » Consumidor mais prudente com orçamento doméstico neste Natal.

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Redação E-konomista Redação E-konomista

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