Tire suas dúvidas sobre as novas regras da aposentadoria no Brasil

A mudança nas regras da aposentadoria no Brasil ainda causa muitas dúvidas nos trabalhadores que contribuíram regularmente durante anos e agora desejam se aposentar.

Tire suas dúvidas sobre as novas regras da aposentadoria no Brasil
Veja como passa a ser calculada a aposentadoria no Brasil

qual seu nível de inglês?faça um teste online e descubra


O Governo brasileiro editou a medida provisória 676, que foi publicada neste ano no Diário Oficial da União, criando assim uma alternativa à chamada fórmula 85/95 aprovada pelo Congresso e vetada pela presidente Dilma Rousseff. Esses números significam que, somados o tempo de contribuição mais a sua idade os resultados devem ser, para as mulheres 85 e para os homens, 95 no momento da aposentadoria.


Com as alterações que ocorreram no processo, o valor deste somatório irá crescer, progressivamente até 2022, quando a soma chegará aos 90 anos para as mulheres e 100 anos para os homens (considerando contribuição + idade). Isso tudo para que você possa receber a sua aposentadoria sem nenhum desconto.

 

A PROCURA DO EMPREGO DOS SONHOS?
Faça o cadastro no site do E-konomista e receba as melhores dicas, informações e oportunidades de emprego no Brasil e no exterior. Essa pode ser a sua chance!

O que mudou?

O fator providenciário continua valendo como a base para calcular o valor e esses “novos números” são uma alternativa para aquelas pessoas que, por algum motivo, se aposentam precocemente e usufruem do valor da aposentadoria integralmente.

 



Como funciona na prática

O site da Folha de S.Paulo divulgou alguns infográficos que ajudam a entender como irá funcionar o cálculo para a aposentadoria. Confira:

 

aposentadorianobrasil


Como é feito o cálculo para os homens:


aposentadorianobrasil


Como é feito o cálculo para as mulheres:


aposentadorianobrasil



Tempo de contribuição

 

Mesmo com as mudanças ainda há um tempo mínimo de contribuição, sendo ele de 15 anos para que as mulheres consigam se aposentar com 60 anos e os homens com 65 anos. Já por tempo de contribuição, o mesmo deve ser por pelo menos 30 anos.

 

Dê um upgrade no seu currículo. Aprenda inglês online e se destaque no mercado de trabalho.


Veja também:
 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar