Juros do cheque especial voltam a subir para o mês de setembro

O uso do limite do cheque especial faz parte da vida financeira de muitos brasileiros para conseguir fechar o orçamento e chegar até o fim do mês. O cheque especial é a modalidade de crédito com juros mais alto. Veja quanto custam os juros mensais do cheque especial nos maiores bancos do país.

Juros do cheque especial voltam a subir para o mês de setembro
Quanto você paga de juros do cheque especial no seu banco?

O mês de setembro mal começou e já é preciso estar atento aos juros do cheque especial.  No mês passado, agosto, os juros alcançaram um patamar altíssimo se comparado aos últimos 10 anos. A taxa média paga por mês pelos clientes que fazem uso do cheque especial suboi de 11,50% em julho, para 11,67% em agosto. E a diferença paga de um banco para o outro pode ultrapassar os 4%. A diferença na taxa de juros de um banco para o outro, em um ano, pode quase dobrar o valor da dívida. 

O cheque especial já faz parte do orçamento de milhares de brasileiros, que fazem uso regular do limite fornecido pelos bancos para conseguir chegar ao fim do mês. Uma das linhas de crédito com juros mais altos, o cheque especial é o mais prático também, porque uma vez liberado o limite associado à conta corrente, o cliente não precisa mais solicitar ao banco. Ou seja, o uso se torna muito facilitado e, para quem não consegue controlar as finanças, perigoso. 

Juros do cheque especial dos principais bancos

BANCO TAXA DE JUROS AO MÊS TAXA DE JUROS AO ANO
SANTANDER 13,03% 335,03%
HSBC 12,64% 317,15%
BRADESCO 10,82% 243,00%
ITAÚ 10,57% 233,74%
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 9,80% 207,02%
BANCO DO BRASIL 9,79% 206,65%

* Valores referentes a 12/08/2015 a 18/08/2015​. Fonte: Banco Central.

IOF cobrado sobre juros

Além dos juros sobre o valor do limite utilizado do cheque especial, o cliente do banco ainda pagará IOF. O IOF é cobrado sobre cada operação do cheque especial. Ou seja, se o cliente faz 5 saques, pagará a taxa do IOF por cada operação.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar