O programa de envio do IR 2016 já está disponível

Confira todas as informações sobre declaração 2016, como fazer download do programa de envio e os links para os apps da Receita Federal.

O programa de envio do IR 2016 já está disponível
Veja quais são os passos para ficar em dia com a Receita Federal

A Receita Federal liberou nesta terça-feira, dia 1º de março, o programa Receita net para envio da Declaração de Imposto de Renda 2016, referente aos ganhos de 2015. O prazo final é na sexta-feira, dia 29 de abril. Todos os contribuintes que tiveram renda tributável acima de R$ 28.123,91 no ano passado devem fazer a declaração.

Imposto de Renda 2016: programas e aplicativos da Receita Federal

Para elaborar a declaração do IRPF 2016 é preciso fazer o preenchimento da declaração, através do download do programa disponibilizado na página da Receita Federal do Brasil. A seguir o preenchimento, o próximo passo é fazer o download do Receitanet para transmitir a sua declaração. Os passos podem ser seguidos neste link. Vale ressaltar que, antes do acesso é preciso escolher o sistema operacional (Windows, ZIP ou Outros, que inclui Mac, Lunux e Solaris).

Também é possível fazer o download dos aplicativos para o seu smartphone, com sistemas operacionais Android e iOS. São eles:

  • App Carnê Leão – destinados aos contribuintes que estejam sujeitos ao recolhimento obrigatório mensal.
  • App IRPF – destinado aos declarantes deo Imposto de Renda.
  • App CNPJ – destinado à consultas e informações daquelas empresas inscritas no CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.
ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como
  • App Importador – destinado aos interessados no processo de importação de mercadoria, assim como a Declaração de Importação.
  • App Normas – destinado a consultas e informações diárias sobre os atos publicados pela Receita Federal do Brasil.
  • App Pessoa Física – destinado aos contribuintes que desejam consultar a situação do seu CPF, informações sobre o cálculo e restituição do IR.
  • App Viajantes – destinado aos contribuintes que se encontram no exterior. Permite o preechimento e declaração dos Bens de Viajantes e pode ser feito offline.

Os próximos passos

Caso queira consultar o imposto de renda de pessoas físicas (através do CPF) ou de pessoa jurídica, do ano corrente ou dos anos anteriores, confir ao nosso passo a passo.

Após o término do prazo de entrega da Declaração de IR 2016 é feito o processamento do dados e o cálculo da restituição do IR, caso seja aplicado. A priori, o cálculo é feito da seguinte forma: total dos rendimentos (já descontados as deduções) vezes a alíquota da tabela anual. O resultado é o imposto de renda devido.Assim, oimposto de renda devido menos o imposto de renda retido gera o valor a receber da Restituição.

Caso a sua dúvida seja com relação ao IRRF – Imposto de Renda Retido na Fonte, confira nossas informações, neste link, que irá explicar melhor como fazer o cálculo, como funciona o recolhimento e quem tem direito à restituição. Vale ressaltar que esté é o desconto mensal de quem trabalha com carteira assinada.

Malha Fina: o que fazer se for pego

Este procedimento acontece apenas aos cidadões que omitiram informações ou, por algum motivo, preencheu algum dado errado. Saiba quais são os principais motivos para cair na Malha Fina, como proceder diante da situação e como proceder se não houver erros, mas continuar em retenção.

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar