Finanças pessoais: economize fazendo compras pela internet

O comércio eletrônico pode ser um ótimo aliado das finanças pessoais. Os preços das lojas on line costumam ser mais baixos, além de haver a possibilidade de poder aproveitar os cupons de descontos, e até poupar com a gasolina.

Finanças pessoais: economize fazendo compras pela internet
Comércio eletrônico pode ser aliado das finanças pessoais
  • Os brasileiros estão começando a aproveitar as vantagens do e-commerce para as finanças pessoais.No ano passado o comércio eletrônico cresceu 28% em relação a 2012.

Parece que os brasileiros finalmente estão se acostumando com a ideia de fazer compras pela internet e confiando mais no mundo do e-commerce. Em 2013, o comércio eletrônico no país cresceu 28% em relação ao ano anterior. Os números são bons para o mercado on line, mas também mostra que os brasileiros estão aproveitando mais as vantagens de fazer compras pela internet, inclusive para as finanças pessoais.

 

Quer economizar com a internet? faça uma simulação de mude de operadora.

 

Uma das principais vantagens de comprar pela internet, é a comodidade e a economia de tempo. Os bons sites de e-commerce oferecem a possibilidade de visualizar todos os produtos, pesquisar e comparar preços, e tudo isso sem precisar enfrentar a confusão dos centros comerciais.

 

Comprar pela internet é uma economia de tempo, e também uma economia de dinheiro. Boa parte das lojas off line que possuem lojas on line, oferecem preços mais baixos nas compras pela internet, além da possibilidade de aproveitar os cupons de descontos. O consumidor ainda pode contar com diferentes formas de pagamento, inclusive pagamento parcelado no cartão de crédito. 

 

6 dicas para usar o cartão de crédito sem comprometer as finanças pessoais.

 

Se o consumidor souber aproveitar as vantagens do comércio eletrônico, é possível beneficiar as finanças pessoais. Mas para isso, também é preciso estar atento e se certificar de que o site é seguro.


Como saber que um site é seguro?

A primeira maneira de verificar que um site é seguro, é se ele estiver hospedado em um servidor com recursos de segurança avançados, uma forma de saber é se o endereço do site apresentar a letra "s" depois do http, ou seja, seria https://. Pode ser que o "s" não aparece se você não tiver feito o login no site, ou pode também aparecer somente na hora de efetuar o pagamento.

 

Se o site tiver um teclado virtual, é uma indicação a mais de que o site se preocupa com a segurança do consumidor. Veja também se o site tem selo de segurança, que ficam geralmente no canto inferior direito da página. Estes selos varrem os vírus dos sites e evita fraudes.

 

Se desconfiar que um site não é seguro, mesmo se os preços estiverem muito bons, proteja as suas finanças pessoais e não caia em tentação antes de certificar-se de que o site é seguro. O Procon fez uma lista de alguns sites que devem ser evitados. E em caso de fraude ou qualquer outro tipo de problema com a sua compra pela internet, você pode fazer a sua reclamação no site Reclame.aqui.

 

E-commerce cresce 28% no Brasil em 2013 e fatura quase 29 bi

No ano de 2013, o comércio eletrônico teve um crescimento recorde, e a grande novidade foi a participação dos consumidores de classe C e D, graças também à rápida expansão da banda larga no Brasil, que tornou a internet mais acessível.

 

De acordo com os dados da E-bit, o e-commerce teve um faturamento de 28,8 bilhões no ano passado, superando as expectativas do setor. O Black Friday, apesar de toda a polêmica que causou, também teve uma importante participação nos números do comércio eletrônico, rendendo cerca de R$770 milhões num único dia.

 

Leia também:

Faça as suas finanças pessoais renderem com as liquidações.

Controle as finanças pessoais com uma planilha financeira.

 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar