Extintor de incêndio de carro deixará de ser obrigatório

Depois da resolução que tornava obrigatório o uso de extintores de incêndio do tipo ABC, muitas pessoas fizeram a troca e, provavelmente não será mais obrigatório. Veja em quais veículos ainda é preciso ter esse equipamento.

Extintor de incêndio de carro deixará de ser obrigatório
A exigência que passaria a valer no dia 1 outubro não será mais obrigatória
  • zp

Test drive gratuito é direito de todo consumidor: agende já o seu sem custo e sem compromisso.

Provavelmente você não deve estar entendendo qual o motivo de tanta confusão em relação ao extintor de incêndio do carro. Isso pelo fato de que, somente neste ano de 2015, a exigência da substituição do equipamento foi alterada três vezes. Você acredita que os extintores de incêndio não estarão mais presente nos próximos carros? Mesmo se tratando de um item de segurança do veículo em caso de fogo, tanto na parte elétrica, quanto no painel ou estofado do carro?
 

NÃO FIQUE SEM SEGURO AUTO
Faça uma simulação de seguro auto e encontre a melhor solução para você.

Qual o papel do extintor de incêndio no veículo?

Inicialmente todos os veículos seriam obrigados a substituir o extintor de incêndio BC por um modelos mais completo, o ABC, veja a diferença:
 

Extintor AB - apagar chamas provenientes de líquidos inflamáveis como gasolina, óleo diesel e querosene (entre outros) e equipamentos elétricos como a bateria (entre outros).

Extintor ABC - para além dos itens citados acima, combate ainda o fogo em materiais sólidos (interior do veículo), como bancos e painéis do carro.

Até o momento, rodar sem o equipamento, estar vencido ou sem condições de utilização era considerado uma infração média no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira. Porém, com o aumento da procura pelo produto e as constantes denuncias de abuso de preço, o órgão responsável optou por deixar de exigir tal item de segurança nos veículos.

Essa nova resolução vale para todos?

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o fim da obrigatoriedade do extintor em carros só entrará em vigor a partir do momento em que a resolução for publicada. De acordo com o órgão responsável, essa ação acontecerá nos próximos dias.

Mas atenção: ainda será exigido o extintor de incêndio para veículos como caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos de transporte de produtos inflamáveis.

Segurança em primeiro lugar

Já que o assunto é segurança, o E-konomista dá algumas dicas sobre como cuidar do seu carro e evitar problemas e dores de cabeça, confira:

 
Faça uma simulação de consórcio e encontre a melhor opção para adquirir o seu carro 0 Km.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar