6 dicas para usar o cartão de crédito sem comprometer as finanças pessoais

Se você não tem muita disciplina financeira e quase sempre usa o cartão de crédito para pagar compras feitas por impulso, compromentendo a suas finanças pessoais, leia as nossas dicas e saiba como usar o cartão de crédito a seu favor.

6 dicas para usar o cartão de crédito sem comprometer as finanças pessoais
Saiba como usar o cartão de crédito a favor das suas finanças pessoais.

Nos últimos anos, o uso do cartão de crédito tem se ampliado no Brasil. Com a facilidade do crédito, muitas vezes falta disciplina para não compremeter as finanças pessoais com compras por impulso e com o acúmulo de parcelas. Não se coloque em armadilhas, faça um uso racional do seu cartão de crédito e aproveite apenas os benefícios da compra a prazo.

Dicas para usar o cartão de crédito a favor das suas finanças pessoais:

1. Com o cartão de crédito, é possível concentrar o pagamento de várias contas numa única data, o que facilita o controle financeiro. Você pode agendar pagamentos automáticos, assim evita atrasar as contas e pagar juros. 

2. Descubra qual é o melhor dia do seu cartão e procure fazer compras nesses dias, assim a fatura virá apenas no mês seguinte e você terá mais tempo para pagar.

3. Não faça do cartão de crédito a sua principal moeda de pagamento. Lembre-se que o crédito é um empréstimo. Também não parcele as compras a perder de vista e, principalmente, não parcele com juros. 

4. Use o cartão de crédito para fazer compras programadas e não por impulso. Se você é do tipo que não consegue se controlar, pense na possibilidade de deixar o cartão de crédito em casa quando for ao shopping center.

5. Conheça os termos de uso do seu cartão e como funciona o sistema de acumulação de pontos. Você pode economizar com passagens áereas e conseguir fazer férias mais baratas.

6. Livre-se das taxas de anuidade desnecessárias e não gaste mais do que ganha. Tenha apenas um ou no máximo dois cartões de crédito, com limite total que não deve ultrapassar a metade dos seus rendimentos. Com menos cartões, fica mais fácil acumular pontos, além de ser mais fácil também controlar as suas finanças pessoais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar