Saiba quem são os vilões do consumo de energia

Em média, as famílias têm um consumo de energia entre 10% a 20% a mais do o necessário. Para evitar o desperdício e manter a saúde do seu orçamento doméstico, saiba quais são os aparelhos que mais gastam energia e comece a economizar.

Saiba quem são os vilões do consumo de energia
Saiba quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e evite o desperdício.

Ganhe um tablet para aprender inglês online e melhore o seu currículo.
 

 

A conta de luz tem um peso considerável no orçamento doméstico, e a tendência, com o inverno, é que o consumo aumente ainda mais. Banhos mais longos e mais quentes, por exemplo, fazem a conta aumentar no fim do mês.
 

Estima-se que, em média, as famílias gastem por mês entre 10% e 20% mais energia do que o necessário. Ou seja, mensalmente vão milhares de kWh de luz para o lixo, além de dinheiro, é claro. O maior vilão do consumo de energia e do seu orçamento doméstico é mesmo o desperdício.
 

Para poupar os gastos com o consumo de energia e não desperdiçar, é preciso uma mudança de hábitos, que deve contar com a colaboração de toda a família e, eventualmente, com a troca de alguns aparelhos eletrodomésticos ou mesmo das lâmpadas. Pense que o que você consome a mais de energia, com uma geladeira velha ou uma TV de tubo, a médio prazo justifica o investimento nos novos bens.

 

Reduzindo os gastos de energia e a conta

Anualmente, as tarifas de energia elétrica sofrem reajustes regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de acordo com os números da inflação e com os ganhos esperados de produtividade das distribuidoras.
 

Mensalmente, na sua conta de luz estão embutidos, além do valor da compra de energia, custos de transmissão, encargos, distribuição, impostos e tributos (ICMS, PIS e COFINS), sendo que cerca de 36% da conta destina-se aos impostos e tributos.
 

Como as taxas e tributos embutidos na conta de luz são cobrados em valores percentuais àquilo que é consumido, pense que quanto mais alto for o seu consumo de energia mais pagará de impostos, tributos e outros encargos.

 

Eletrodomésticos que mais consomem energia

Para evitar o desperdício e manter o orçamento doméstico em dia, fique atento aos aparelhos eletrodomésticos que mais consomem energia (média de consumo de eletrodomésticos novos): 
 

  • TV com tubo: um televisor com monitor de 20", com tubo, se ficar ligada por 90 horas/mês, gastará em média 8kWh de energia. Já uma TV de LCD consumirá quase a metade. O mesmo vale para o monitor do computador.
 
  • Lâmpada incandescente: 60 watts por hora de uso.
 
  • Fogão cooktop: o fogão cooktop elétrico é um dos mais gastadores. Consome cerca de 68kWh por mês, se considerarmos 4 horas de uso diário.
 
  • Lavadora de louças: com uso diário de 40 minutos, gasta em média 30kWh.
 
  • Ferro elétrico: consome em média 15kWh se usado durante 15 horas por mês.
 
  • Geladeira (200 W): se utilizada durante 300 horas mensais , o gasto será de 60kWh.
 
  • Secador de cabelo: um uso de 15 horas por mês de um secador de 1000 W pode representar 15kWh de luz na sua conta.
 
  • Secadora de roupa: se utilizada uma vez por dia, consome entre 120 a 150kWh por mês.
 
  • Chuveiro: 1 hora por dia de banho quente equivale a 160kWh por mês.

*No estado de São Paulo, o kWh custa R$0,3, mais impostos. Veja quanto custa no seu estado para conseguir fazer um melhor controle do consumo e dos gastos.
 

 


Passagens relâmpago - tenha acesso gratuito melhores oportunidades de passagens aéreas

 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Mais lidos dessa seção: