Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Consórcio de veículos cresce cerca de 80% em 5 anos

Instabilidade do futuro da economia brasileira, retorno do IPI sem desconto, inflação e aumento de juros faz com que o setor de consórcio de veículos mantenha ritmo de crescimento.

Crédito restrito alavanca crescimento de consórcio de veículos
  • Em 2013, o segmento de consórcio de veículos cresceu 7,6% e a expectativa para 2014 é que continue crescendo.

De acordo com os dados da ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, de 2009 até hoje, a venda de consórcio de veículos cresceu mais de 76%. O segmento de consórcio de veículos abrange veículos leves, pesados e motocicletas. Só em 2013, o crescimento foi de quase 8%, o levantamento mostra ainda que a cada sete veículos vendidos, um é vendido por meio de consórcio.

 

Faça uma simulação e saiba quanto pode economizar com um consórcio de veículos.

 

O consórcio de motos continua liderando o setor, representando 85% das vendas de motos no país. Já entre os veículos leves, quase 24% foram vendidos através de consórcio. O crescimento do setor de consórcio de veículos demonstra uma maior preocupação dos brasileiros com as finanças pessoais, e mostra que as pessoas estão mais preocupadas com o endividamento devido aos altos juros dos financiamentos. Comprar um veículo através de alguma linha de crédito, tornou-se uma operação financeira mais planejada, e o consórcio responde bem a este tipo de atitude.

 

O setor de consórcios como um todo cresceu, no último ano, 9,6%, somando mais de 5,6 milhões de participantes. Embora tenha havido uma estabilidade no número de cotas vendidas, em relação a 2012, o valor das cotas aumentou, o que fez o volume de crédito subir, somando 82,3 bilhões de reais.

 

Consórcio de veículos continua mais vantajoso que financiamento.

 

O ano de 2013 superou as expectativas, que inicialmente eram de um crescimento entre 5% a 7%. A inflação e o elevado índice de endividamento colocou como prioridade para as famílias brasileiras o pagamento de dívidas. Diante disto, o consórcio de veículos apresentou-se como uma boa opção para quem ainda tinha alguma folga para investir e fazer compras planejadas.

 

O número de contemplações também cresceu em 2013, somando 1,26 milhões de participantes contemplados. Este número também encoraja as pessoas que pretendem participar de um consórcio.

 

Ainda segundo a ABAC, a expectativa para 2014 é que o ritmo de vendas de consórcios de veículos continue crescendo, alcançando os 10%. Um dos principais motivos é o retorno da taxa de IPI sem descontos, o que aumenta ainda mais o valor dos carros financiados, a inflação, a levada taxa de juros, e ainda a retração de crédito para financiamento de veículos.

 

Leia também » Crédito para financiamento de veículos continua em retração.

Gostou? Compartilhe!