Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Consórcio de carros está mais vantajoso que financiamento

Quando comparados os valores finais de um carro comprado através de um financiamento e de um consórcio, é fácil perceber que o consórcio de carros é mais vantajoso. Ainda mais num momento em que o cenário econômico torna o financiamento cada vez mais caro.

Com a retração de crédito, consórcio é alternativa para quem quer comprar carro.

O consórcio de carros é uma modalidade de crédito para quem quer comprar carro, mas não precisa do veículo imediatamente. Por isso, é um tipo de compra programada. A grande vantagem do consórcio de carros é que não possui juros, e no final das contas fica muito mais barato que um financiamento.

Vantagens do consórcio e desvantagens do financiamento

A principal vantagem do consórcio é realmente o fato de não cobrar juros. Desta forma, as parcelas ficam mais baratas e o valor final do carro também. Por isso, o consórcio de carros é uma opção mais acessível para quem pretende comprar carro, mas não tem dinheiro para dar entrada e também não pode se comprometer com parcelas elevadas.

O consórcio de carros também é uma excelente saída para quem não tem disciplina financeira para fazer uma poupança com a finalidade de comprar carro. Ao comprometer-se com a administradora, o consorciado assume responsabilidades perante o grupo de consorciados, e caso fique inadimplente pode ser excluído do grupo e ter prejuízos financeiros. O consórcio é ainda uma alternativa vantajosa para a compra do segunda carro da família, por exemplo.

Mas o consórcio de carros está ganhando mais espaço no mercado, sobretudo por causa do cenário econômico desde o último ano. Com a retração de crédito para financiamento de carros, o aumento do IPI, da taxa Selic, e a elevação do custo dos carros por causa da medida obrigatória de instalação de airbag e freios ABS, somados às taxas de juros de financiamento cada vez mais altas, têm feito do financiamento uma péssima alternativa de crédito. Comprar carro financiado pode sair cerca de 80% mais caro do que comprar por meio de um consórcio. 

Saiba mais:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.