Carga tributária representa quase 30% do PIB da economia brasileira

A carga tributária média embutida nos produtos é de 36%, mas este percentual pode mais do que dobrar em alguns casos. Confira alguns dos produtos com maior carga tributária da economia brasileira.

Carga tributária representa quase 30% do PIB da economia brasileira
A pesada carga tributária da economia brasileira
  • No Brasil, existem mais de 60 diferentes impostos, entre federais, estaduais e municipais.

A pesada carga tributária, é um dos grandes problemas da economia brasileira. Um brasileiro, precisa trabalhar em média 150 dias por ano só para pagar impostos. Ao todo, cerca de 60 tributos, entre tributos federais, estaduais e municipais, entre estes, os mais comuns são IPVA, IPTU, ICMS, ICS, IOF, entre outros. Somando mais as taxas e contribuições, este número chega a 80.

 

Economia brasileira: real é a 5ª moeda mais cara, segundo índice Big Mac.

 

O Brasil é o segundo país do mundo, onde mais se precisa trabalhar para pagar impostos, ficando atrás apenas da Suécia. No ano passado, os contribuintes brasileiros pagaram mais de 1,7 trilhões de impostos, o que representa mais de 30% do PIB nacional, um recorde na economia brasileira. A elevada carga tributária do Brasil é 

 

PRODUTOS COM MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA 

A tributação embutida nos produtos afeta drasticamente no preço que chega ao consumidor final. A carga tributária média embutida nos produtos fica em torno de 36%. Mas há produtos que chegam a ter entre 70% e 80% de impostos embutidos nos preços. 

 

Em alguns casos, a elevada carga tributária está relacionada a medidas para melhorar a economia brasileira, que é o caso das taxas cobradas para compras realizadas no exterior, e outros tributos são medidas para desistimular o consumo de certos produtos considerados nocivos à saúde, como é o caso do cigarro e da bebida alcóolica.

 

Confira alguns dos produtos com maior carga tritutária:

Cachaça: 81,87%
Vinho: 54,76%
Cigarro: 80,42%
Leite: 51%
Café: 58%
Perfumes importados: 78,43%
Playstation: 72,18%
Perfume nacional: 69,13%
Sabão em pó: 73%
Amaciante de roupas: 76%
Motocicletas até 250cc: 64,65%
TV 29": 61%
Gasolina: 53%

 

Leia também » Economia brasileira: por que os carros no Brasil são tão caros?

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Quer fazer mais pelo seu dinheiro?

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de dicas e informações atuais e relevantes para o seu bolso.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Assinar