Brasileiro prefere gastar com supérfluo do que com básico

Com as mudanças nos hábitos de consumo, na hora de rever os gastos e equilibrar o orçamento, os brasileiros preferem cortar no básico e manter os supérfluos na lista de compras. 

 Brasileiro prefere gastar com supérfluo do que com básico
Em tempos de crise, brasileiros mantém supérfluo na lista de compras

Os hábitos de consumo dos brasileiro mudou. Agora, as prioridades são mais parecidas com as prioridades de países ricos. O brasileiro agora, em vez de cortar o supérfluo em momentos de crise, prefere abrir mão do básico para manter pequenos luxos. Esse comportamento reflete um novo perfil de consumidor de classe média, que subiu o padrão de qualidade de vida nos últimos anos. 

De acordo com a pesquisa realizada pelo instituto Dunnhumby Brasil, os brasileiros preferem comprar embalagens menores ou mesmo uma marca mais barata de um mesmo produto do que deixar de comprar produtos supérfluos aos quais já estão acostumados. Os consumidores consideram isso como pequenas extravagências, mas econômicas. No entanto, deixam de comprar produtos básicos ou compram em menor quantidade.

Os consumidores das classes C e D, por exmeplo, trocam produtos de limpeza e higiene básica por refrigerantes e doces. Já os consumidores de classe A e B substituem as massas e laticínios comuns por produtos gourmet.

Se por um lado, no supermercado o consumidor brasileiro está trocando o básico pelo supérfluo, por outro está atrasando o pagamento das contas telefonia e crediários, e optando por pagar contas básicas, como água e luz. A inamdimplência continua crescendo. de acordo com pesquisa da Serasa Experian, o número de inadimplentes cresceu 16,4% no primeiro semestre deste ano.
 ​
Veja também:
Em 20 anos, real perdeu 80% do seu valor de compra
Made in China mais vendidos no Brasil
Inadimplência cresce 40% no varejo e telecomunicações

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar