Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Brasil produziu mais automóveis do que vendeu em 2013

O ano de 2013 foi o pior para o setor de automóveis dos últimos 10 anos. A produção foi maior do queo número de unidades vendidas, e o mercado sofreu uma queda de 1,6%.

Balanço do mercado de automóveis em 2013
  • Automóveis mais vendidos no Brasil em 2013 foram Gol e Fiat Uno.

Em 2013, o Brasil produziu mais de 3,5 milhões de automóveis, cerca de 8,5% a mais do que em 2012. Mas as vendas de 2013 não superaram a produção do ano. Houve uma queda de 1,67% nas vendas de automóveis. E mesmo o mês de dezembro tendo sido positivo para a venda de automóveis, não conseguiu equilibrar a queda ocorrida ao longo do ano.

 

Faça uma simulação de consórcio de carro e encontre a solução mais barata para você.

 

Há pelo menos seis anos consecutivos, o mercado de automóveis, principalmente leves e comerciais, vinha batendo recordes nas vendas. Mas o ano passado foi o pior para o mercado automobilístico dos últimos 10 anos no Brasil. E a queda só não foi maior porque a redução da aliquota do IPI - Imposto sobre Produto Industrializado foi estendida até janeiro de 2014, quando deveria ter sido recomposta em outubro.

 

FIAT E VOLKSWAGEN FORAM AS MARCAS MAIS VENDIDAS

De acordo com os dados da FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotivos, as marcas de automóveis mais vendidas foram a FIAT, representando 21,2% das vendas, seguido da VOLKSWAGEN, com um acumulado de 18,6% de carros vendidos.

 

Veja também: Como manter um carro sem afetar as finanças pessoais.

 

Somente as duas fabricantes, foram responsáveis pela venda de quase 1,5 milhões de automóveis. O modelo que teve mais emplacamentos foi o Gol, da VOLKS. Ao todo foram 255.057 carros emplacados. Em seguida, vem o Uno e o Fiat Palio, ambos da FIAT, somando cerca de 361 mil unidades vendidas.

 

PREVISÕES ESTÁVEIS PARA O SETOR DE AUTOMÓVEIS EM 2014

Apesar da queda nas vendas sofrida em 2013, a FENABRAVE não prevê aumento das vendas de automóveis em 2014, mantendo a expectativa de venda de cerca de 3,57 milhões de veículos. Mas não negando uma estimativa negativa, a FENABRAVE considera a possibilidade de uma queda de até 3,5% em relação ao ano passado, motivada, entre outros fatores, pela realização da Copa do Mundo. 

 

Leia também » Calendário 2014 para automóveis começa a ser divulgado.

Gostou? Compartilhe!