Bolha imobiliária é ameaça à economia brasileira, dizem especialistas

Os especialistas advertem sobre a possibilidade de estar se formando no Brasil uma bolha imibiliária que irá afetar a economia brasileira, como aconteceu em países como EUA, Canadá, Portugal e Espanha. 

Bolha imobiliária é ameaça à economia brasileira, dizem especialistas
Economia brasileira: existe bolha imobiliária no Brasil?
  • Para Robert Shiller, prêmio nobel de economia deste ano, bolha imobiliária iminente é uma ameaça ao crescimento e estabilidade da economia brasileira.

Parece que a experiência negativa da especulação de imóveis e áreas urbanas, que levou à explosão da bolha imobiliária e ao agravamento da situação de crise de alguns países, como Canadá, Espanha e Portugal, não está servindo de exemplo para o governo brasileiro tomar precauções e evitar que o mesmo aconteça com a economia brasileira.

Muito pelo contrário. De acordo com os especialistas, com os incentivos bancários e as facilidades de crédito para financiamento de imóveis, o governo está estimulando o mercado imobiliário a crescer de forma desmedida, supervalorizando áreas e construções, e criando uma demanda para levar as pessoas a comprarem mais imóveis, por preços cada vez mais altos.

ESPECIALISTAS ADVERTEM SOBRE BOLHA IMOBILIÁRIA

O aumento do preço dos imóveis nas grandes cidades brasileiras já se tornou algo absurdo, adverte Robert Shiller, eleito prêmio nobel de economia neste ano. E, de fato, desde 2008, os preços dos imóveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro já aumentaram entre 190% e 230%.

Se há ou não incentivo do Estado para aumentar a demanda de casas, o governo não está sendo minimamente prudente para reduzir o número dos empréstimos hipotecários, tendo em vista que o nível de endividamento das famílias brasileiras está aumentando, o que é um risco para a estabilidade da economia brasileira.

Por mais que se queira ser otimista, e pensar que a economia brasileira está num patamar muito diferente dos países que tiveram suas economias gravemente afetadas pelas bolhas imobiliárias, é difícil não pensar que já vimos este filme. 

No entanto, há indicadores que apontam para diferentes lados. No levantamento realizado pela Bain&Company, a conclusão é de que não há indícios que levem a crer que exista uma bolha imobiliária iminente no país. Mesmo assim, o estudo aponta que o preço dos imóveis cresceu quase o dobro em relação ao crescimento da renda familiar. Ainda assim, o estudo não aponta estes dados como alarmantes ou suficientes para levar o Brasil ao uma crise.

Leia também » Economia brasileira: você sabe o que é inflação?

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar