A banda larga fixa no Brasil piorou neste ano de 2015

Conheça o resultado apresentado pela Anatel no primeiro semestre de 2015 sobre o desempenho das prestadoras de internet de banda larga fixa do Brasil. Veja também dicas para melhorar o desempenho da internet na sua casa ou trabalho.

A banda larga fixa no Brasil piorou neste ano de 2015
Confira as metas e resultados analizados pela Anatel no primeiro semestre do ano

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como







A Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações - divulgou o resultado da prestação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) sobre os indicadores da qualidade da banda larga fixa no Brasil. De acordo com a agência, são avaliados 14 indicadores e cada um deles possui uma meta de desempenho mínimo para que haja qualidade do serviço.

Resultado da qualidade da banda larga fixa no Brasil

Nas últimas pesquisas realizadas pela agência, o resultado percentual de cumprimento das respectivas metas foram:

  • 70,94% em 2012
  • 70,55% em 2013
  • 67,85% em 2014
  • 59,50% em 2015


Os indicadores e suas respectivas metas

Conheça quais são os padrões de avaliação utilizados pela Anatel:

Reação do Usuário

- Taxa de Reclamação (na operadora) - No máximo 1% no mês
- Taxa de Reclamação na Anatel (sobre o total da operadora) - No máximo 1% no mês
- Taxa de Reclamações Reabertas na Prestadora - No máximo 10% no mês

Indicadores de Rede

INTERNET BANDA LARGA MAIS BARATA
Tenha internet banda larga rápida e de qualidade sem precisar pagar uma fortuna. Cadastre-se e encontre a melhor solução para você.

- Garantia de Velocidade Instantânea Contratada - No mínimo 40% da taxa contratada em 95% dos testes
- Garantia de Velocidade Média Contratada - No mínimo 80% da taxa contratada
- Latência Bidirecional - No máximo 80 milisegundos (terrestre) e 90 milisegundos (satélite) em 95% dos casos
- Variação de Latência - No máximo 50 milisegundos em 95% dos casos
- Taxa de Perda de Pacote - No máximo 2% em 95% dos casos
- Taxa de Disponibilidade - No mínimo 99% em 95% dos casos

Indicadores de Atendimento

- Taxa de Atendimento pelo Atendente em Sistemas de Autoatendimento - No mínimo 85% das chamadas em até 20 segundos no Período de Maior Movimento
- Taxa de Instalação do Serviço - Em até 10 dias úteis em 95% dos casos
- Taxa de Solicitações de Reparo - No máximo 5%
- Taxa de Tempo de Reparo - Em até 24h em 95% dos casos
- Taxa de Resposta ao Assinante - Em até 5 dias úteis em 95% dos casos

E na sua casa, qual a qualidade da banda larga fixa?

Se você reclama constantemente da qualidade do serviço prestado, saiba que não é atoa. Confira o ranking das principais prestadoras de serviço do Brasil e a porcentagem atingida por cada uma deles com relação às metas propostas pela Anatel:

  • Cabo Telecom - 92,3%
  • Algar Telecom - 86,7%
  • Sky Banda Larga - 78,0%
  • NET / Claro - 75,4%
  • GVT - 69,3%
  • Sercomtel - 66,7%
  • Tim Live - 50,0%
  • Vivo - 44,5%
  • Oi - 31,9%


Como melhorar a qualidade da banda larga fixa

Existem alguns truques simples que você pode fazer me casa para melhorar a qualidade da internet. Confira em nossos artigos:

 
Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar