O que são ações e como comprar

Você quer começar a aplicar o seu dinheiro em busca de maior rentabilidade, mas não sabe o que são ações e como comprar? Confira este artigo com algumas informações básicas sobre o mercado de ações.

O que são ações e como comprar
Saiba como investir em ações
  • Investir em ações pode ser um bom negócio para quem quer investir dinheiro e ter maior rentabilidade. Entenda como funciona.

As ações são títulos, ou papéis, que representam uma parte do capital social de uma companhia ou sociedade anônima. Quando um investidor compra ações, ele se torna sócio da empresa, assumindo também os lucros e os prejuízos que a empresa venha sofrer.

De acordo com o artigo 2ª da Lei 6385/76, as ações são valores mobiliários emitidos por companhias registradas na CVM - Comissão de Valores Mobiliários. Ou seja, são companhias com capital aberto, e as ações, ou cotas da empresa, podem ser negociados no mercado de valores mobiliários publicamente.

TIPOS DE AÇÕES

As ações são as menores partes do capital social de uma empresa, e existem diferentes tipos de ações, que dão diferentes direitos aos acionistas.

As Ações Ordinárias Nominativas são ações que dão direito ao voto durante a realização de assembléias para definições das empresas. 

Já as Ações Preferenciais Nominativas não dão direito ao voto em assembléias, mas dão preferência na hora de receber os dividendos da empresa. Além disso, os acionistas de  Ações Preferenciais Nominativas recebem valores mais altos do que os de Ações Ordinárias Nominativas. Mas a a abertura para a venda de Ações Nominativas é mais frequente.

COMO COMPRAR AÇÕES

As ações podem ser compradas de três modos diferentes, como:

Individualmente:

Nesta opção de compra de ações, o indivíduo controla quanto quer investir e que ações quer comprar ou vender. Para quem não está familiarizado com o mercadp de ações, é aconselhável contar com as orientações de uma corretora através de consultor, que pode lhe ajudar a identificar, de acordo com o seu perfil de investidor, quais são as melhores ações para investir.

O investidor individual pode acompanhar o desempenho do seu investimento através da internet, com um sistema chamado Home Broker, disponibilizado pela corretora. Você pode encontrar a lista de corretoras no site da Bovespa.

Clube de Investimento:

O clube de investimento é um fundo com caráter menos formal. Pode ser formado por um grupo de familiares ou amigos, podendo ser aberto por no mínimo três pessoas e ter no máximo 150 investidores.

Neste caso, não é necessário haver um gestor certificado pela CVM, mas apenas um representante para dar à corretora de ações a ordem de compra ou venda.

Fundo de Investimento: o fundo funciona como uma espécie de agrupamento, em que cada investidor possui uma cota, ou seja, ações. 

Cada fundo possui o seu estatuto próprio de funcionamento, com as regras de investimento e graus de risco. Os fundos devem obrigatoriamente ter um gestor certificado pela Comissão de Valores Mobiliários.

O valor mínimo para investir em ações é de R$1 mil, seja individualmente, através de um clube ou fundo. Para os pequenos investidores, entrar para um clube ou fundo é uma boa estratégia para aumentar os rendimentos com o valor investido.

Ler também: 

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar