Dicas para gastar menos do que se ganha

Certamente você já ouviu esta frase: quanto mais se ganha, mais se gasta. Então vire o disco e aprenda 6 dicas para gastar menos do que se ganha.

Dicas para gastar menos do que se ganha
6 dicas para não gastar mais do que ganha

Gastar menos do que se ganha é a regra de ouro das finanças pessoais. Mas o problema é justamente este. Gastar menos do que o salário é o desafio de milhares e milhares de brasileiros que já integraram o cheque especial, o cartão de crédito e o crediário das lojas no orçamento doméstico. Mas e então, existe uma solução para conseguir superar este desafio? Confira algumas dicas para gastar menos do que se ganha que podem lhe ajudar.

6 DICAS PARA GASTAR MENOS DO QUE GANHA

1. Se livrar das dívidas:

A primeira e mais difícil delas é: quitar as dívidas! Para conseguir reequilibrar o orçamento e começar um novo regime financeiro, é preciso fazer um planejamento para quitar as dívidas e não fazer novas!

2. Uso do cartão de crédito: 

Use, no máximo, dois cartões de crédito. O total do limite dos dois cartões deve ser a metade do seu rendimento. Quando for usar o cartão de crédito para fazer compras, parcele no mínimo de vezes possível e parcelas sem juros.

Livre-se dos cartões de crédito das lojas. Se você for olhar a sua carteira, certamente irá encontrar pelo menos três deles. Isto é um incentivo para compras por impulso.

3. Evite ao máximo usar o cheque especial:

Lembre-se que ao usar o cheque especial você paga juros ao banco. E se você gosta de dar dinheiro, não é melhor dar para quem precisa?!

4. Corte despesas:

Reveja os serviços que tem em casa e a lista de compras. Troque alguns produtos de marca por produtos de linha branca, que na maioria das vezes oferece qualidade muito semelhante. Escolha serviços que ofereçam opções mais baratas e com o mesmo custo-benefício. Se for preciso, troque TV a cabo, plano de saúde, etc.

5. Economize:

Não faça compras por impulso, evite comer fora com muita frequência, veja a agenda cultural da cidade e aproveite os programas gratuitos…  Não desperdice água, luz, telefone, comida, tempo.

6. Viva de acordo com o que tem:

Esta é uma das principais dicas para gastar menos do que se ganha, e no fundo, resume todas as outras: viva de acordo com o seu padrão financeiro. Não adianta querer acompanhar aquele amigo que ganha o dobro de você. Viva de acordo com a sua realidade e com o seu padrão de vida. 

Compre o carro que esteja de acordo com o seu orçamento, viva na casa que esteja dentro das suas condições, etc. Mas faça tudo isso da melhor maneira possível, e sempre tentando encontrar oportunidades adequadas para ganhar em qualidade de vida. 

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar