Como pagar menos imposto de renda

Todos os anos é a mesma correria para prestar contas com o Leão. Saiba como pagar menos Imposto de Renda e não errar o preenchimento dos formulários para não cair na malha fina.

Como pagar menos imposto de renda
Veja dicas legais de como pagar menos Imposto de Renda
  • De 1º de março a 30 de abril de 2014 é tempo de prestar contas com o Leão. Saiba como pagar menos Imposto de Renda do base base 2013.

A data para fazer a sua declaração do Imposto de Renda do ano base 2013 vai 1º de março a 30 de abril de 2014. Até lá, você ainda consegue se informar e descobrir como pagar menos de Imposto de Renda e aumentar o valor da sua restituição em 2014.

DICAS PARA PAGAR MENOS IMPOSTO DE RENDA

1. A primeira e mais importante dica é: nunca forje ou omita informações ou gastos para pagar menos Imposto de Renda. O Fisco está a cada ano mais desenvolvido tecnologicamente e a probabilidade de cair na malha fina é maior, mesmo com o preenchimento errado de dados reais. 

2. Deduzir os gastos com a saúde é uma maneira de pagar menos Imposto de Renda. Mas como? Adiantando exames médicos ou consultas que você pensava fazer em janeiro para dezembro. Assim, estes gastos já podem ser deduzidos do Imposto de Renda do ano base 2013. Só declare despesas médicas dos seus dependentes.

3. Você pode aproveitar o seu 13ª salário e adiantar o pagamento de algumas mensalidades escolares do ano seguinte, assim também já deduz os gastos com educação e acaba por pagar menos Imposto de Renda este ano.

4. Se você é casado, e o seu cônjuge tem pouca renda tributável ou é isento, faça a declaração do IR em conjunto, caso contrário é muito mais vantajoso fazer em separado

5. Casais que tenham rendimentos de bens comuns e que declarem separadamente, podem dividir o valor, como rendimentos de imóveis alugados, por exemplo. 

CUIDADOS AO PREENCHER O FORMULÁRIO DE IMPOSTO DE RENDA

1. Busque organizar os documentos com atencedência. O ideal é ter uma pasta para ir guardando todos os gastos que devem ser declarados. 

2. Certifique-se de que os documentos contêm todas as informações necessárias para o preenchimento do formulário.

3. Baixe o formulário com antecedência e teste para ver se funciona corretamente no seu computador.

4. Não deixe para fazer a declaração do Imposto de Renda nos últimos dias.

5. Atenção ao digitar os valores! Não use ponto no lugar da vírgula para os centavos. 

Leia também » Quanto pesam os impostos no seu bolso.

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar