Como criar negócios inovadores

Os negócios inovadores muitas vezes surgem de ideias simples, ou de necessidades que acreditamos serem individuais, mas que no fundo são comuns a várias pessoas. Veja algumas dicas que podem lhe ajudar a se inspirar para criar um negócio original.

Como criar negócios inovadores
Confira dicas para criar negócios inovadores
  • Para criar negócios inovadores e que sejam rentáveis, não basta ter uma ideia na cabeça.

Às vezes os negócios inovadores surgem de ideias simples, de necessidades que surgem com a mudança nos estilos de vida e que ainda não foram exploradas, ou da criação de novas necessidades. Mas o principal exercício para tentar criar negócios inovadores é pensar fora da caixa.

 

Você tem perfil para o empreendedorismo?

 

5 DICAS PARA CRIAR NEGÓCIOS INOVADORES

1. Pense fora da caixa

Pensar fora da caixa não é inventar a roda, mas é olhar e volta e ver como as coisas são feitas e tentar fazer de uma maneira diferente, mesmo que seja apenas mudando a forma de apresentar um velho negócio, ou trazendo um novo atributo. Um exemplo disso são os e-cards. Antigamente, envia-se postais e cartões de aniversário via correios, agora os cartões de papel foram praticamente trocados pelos cartões virtuais. E você pode não acreditar, mas este é um segmento que tem público e que dá dinheiro, mesmo quando o cartão é gratuito, pois há diferentes formas de ganhar dinheiro com a internet.

 

2. Encontre novos nichos de mercado

As pessoas começam a se conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde. O acesso à informação tem ajudado as pessoas a saberem de que são feitos os produtos alimentícios e como são feitos, já sabem os efeitos nocivos dos agrotóxicos e etc. Ou seja, existe um nicho de mercado de alimentação saudável e orgânica a ser explorada, por exemplo. E há muitas outras. E para explorar os novos nichos, a publicidade continua sendo a alma do negócio.

 

3. Torne-se uma startup

Não basta uma ideia na cabeça, é preciso saber viabilizá-la, e esta é a grande dificuldade dos empreendedores criativos que conseguem elaborar negócios inovadores. A melhor maneira de fazer a sua ideia tornar-se um negócio rentável é mostrar o seu projeto para o mundo, e de preferência já em andamento. O formato das startups é ideial para isso. Há feiras especializadas em startups, que expõe projetos de negócios inovadores para investidores. Saiba o que é uma startup.

 

4. Invista em tecnologia digital

Por mais analógica que seja a sua ideia, não dá para ficar fora do mundo digital. Nem que seja para dar visibilidade ao seu negócio. Além disso, os negócios inovadores que mais têm dado certo, são justamente aqueles ligados às tecnologias digitais, como aplicativos e softwares. 

 

5. Fique de olho no mercado

Seja ávido por informação, acompanhe tudo que está sendo feito no seu segmento, participe de feiras, de eventos, exposições, busque referências, analise modelos de negócios inovadores que deram certo. Inspire-se! Busque também informação de entidades oficiais, como o SEBRAE.

 

Leia também » Franquias baratas: ideias de negócios com até R$15 mil.

Gostou? Compartilhe!
Quer comprar um imóvel?

Informe-se e conheça as melhores oportunidades do mercado

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

SOLICITAR