Windows 8: vantagens e desvantagens

Veja as vantagens e desvantagens de adquirir o Windows 8 e quais recursos saíram e ficaram na versão mais recente do sistema.

Windows 8: vantagens e desvantagens
O sistema operacional mais criticado da Microsoft. Saiba por quê.

Desde que os usuários do Windows se conhecem por gente, estão acostumados a mexer num PC e encontrar todas as opções nos mesmos lugares, não importa qual a versão do sistema operacional. O Windows 8 tentou revolucionar o sistema de PCs e tablets e reformulou todo o seu layout e opções. Dentre as maiores críticas, estava a extinção do menu Iniciar. Nesse artigo, você vai conhecer algumas das ferramentas que não tiveram tanto sucesso na penúltima versão do sistema da Microsoft e por que a nova versão é o Windows 10, e não o Windows 9.

Onde o Windows 8 errou

O Windows sempre foi conhecido por ser um sistema operacional fácil de usar por conta da sua popularidade e acessibilidade. Mas, com a introdução dos tablets, a Microsoft não quis ficar atrás nos menus interativos e apostou no Windows 8 junto com o lançamento dos smartphones da marca, após a aquisição da Nokia.

Para acompanhar essa revolução, a empresa do Bill Gates tentou ficar mais próxima dessa interface e unificar os sistemas do PC, dos tablets e dos smartphones. O que ela não levou em consideração, no entanto, é que o PC costuma não ter uma tela sensível ao toque, o que tira todo o sentido de revolucionar os menus. Com a resposta negativa dos usuários, a Microsoft lançou o Windows 10 em 2015 e pulou a versão 9 por querer se desvincular do fracasso do Windows 8.

Usar um transformador 110 para 220 consome mais energia?

Área de Trabalho

Revolucionar a interface de um sistema operacional sem consultar a experiência do usuário foi um erro fatal que ocasionou a desaprovação do Windows 8, lançado em 2012 pela Microsoft. Havia 17 anos que os computadores residenciais tomaram lugar nas residências dos brasileiros com o Windows 95 e o botão Iniciar sempre esteve no mesmo lugar. O erro serviu de lição para a empresa no lançamento do Windows 10 – e até ofereceu aos então usuários do Windows 8 uma atualização gratuita do sistema.

Até o lançamento do Windws 8, o design mudava, mas a interface e os caminhos eram os mesmos. Atualizar o sistema operacional é cômodo porque o usuário já sabia o que esperar – e não encontrar os botões não gerou uma repercussão boa. Mesmo que a tentativa tenha sido válida, a extinção do botão Iniciar e dos menus simples, como o de conexão Wi-fi, o painel de controle e os programas já não tinham fácil acesso. A empresa teve que desenvolver uma atualização que permitia aos usuários escolherem a volta à área de trabalho antiga.

Janelas

Sabe quando você está mexendo no Excel e no Chrome e abre duas janelas diferentes no Windows não precisar fechar uma enquanto olha a outra? Pois é, esse recurso, chamado de multitarefas, não existe no Windows 8. A extinção da ferramente contraria o sistema operacional na sua essência, já que a tradução de Windows é “Janelas”.

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

Apenas os apps da Windows Store conseguem contar com esse recurso, mas só em telas de alta definição. O problema é que na versão não dá para dividir a tela meio a meio para cada janela ou usar um terceiro programa simultaneamente. O problema já foi corrigido no Windows 10.

Conta Microsoft

Ao instalar a versão do Windows 8, você deve fazer login na sua conta do Outlook. Se não tiver um usuário, deve criar uma conta nova, caso contrário não conseguirá fazer downloads de apps na loja e sincronizar as informações com os aplicativos. Isso gerou certa controvérsia nos usuários que não concordavam com a obrigação de criar uma conta para usar o sistema.

Isso já acontece com o login do Google em smartphones Android ou do login no iCloud e na App Store da Apple, mas foi um recurso introduzido desde o começo – até porque o Gmail tem muito mais usuários que o Outlook. A tentativa da Microsoft de forçar o engajamento nas suas contas de e-mail foi o que fez o usuário torcer o nariz com a medida, que ainda continua no Windows 10.

Touch Screen

Como já mencionamos aqui, a tentativa da Microsoft de unificar os sistemas operacionais dos smartphones e computadores fez com que fosse dada muito mais ênfase a uma interface tátil, que ainda não é a realidade de muitos PCs. A concorrente Apple integra as interfaces de iPad, computadores, iPods e iPhones aos poucos, o que dá tempo de receber feedbacks dos usuários. A Microsoft, por outro lado, já lançou o Windows 8 com a interface igual à dos demais dispositivos e o feedback do usuário não foi muito bacana.

Internet fixa : confira as mudanças e os pacotes mais baratos

Vantagens

Mas vamos às vantagens do penúltimo sistema operacional do Windows e quais foram as melhorias em relação ao Windows 7, que já havia sido uma tentativa de reparar o insucesso do Vista.

Leveza

De fato, algumas coisas foram melhoradas, como o preço de aquisição do Windows 8: ele é o mais acessível de todos os tempos, com descontos para quem já tinha a versão anterior do sistema. A instalação é rápida e roda todos os recursos antigos no mesmo hardware. A extinção dos CDs e o cuidado dos programadores na hora de fazer novos recursos pode ser considerada como um ponto positivo que foi implantado também na versão mais recente do sistema.

Por ser mais leve, o Windows 8 precisa de menos espaço do disco rígido para rodar e você nota a diferença no desempenho dos programas mais pesados, como os editores de imagem e vídeo e os jogos.

Antivírus padrão

O Windows Defender é o antivírus criado pela Microsoft que já vem com a versão mais recente do sistema e foi implantada primeiro no Windows 8. É um avanço na proteção do seu PC, e com a implantação deste também vieram algumas facilidades na hora de recuperar o disco ou formatar o computador sem perder a licença de uso do sistema e com um backup automático de todos os arquivos da pasta “Documentos”.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar