Pense duas vezes antes de usar o Wi-Fi gratuito em viagens

Você sabe os perigos por trás de uma rede desconhecida? Saiba quais são e que podemos fazer pra evitá-los durante as viagens.

Pense duas vezes antes de usar o Wi-Fi gratuito em viagens
Quais os perigos de conectar o celular numa rede Wi-Fi desconhecida

qual seu nível de inglês?faça um teste online e descubra


No apego ao celular e à constante obsessão em ficar sempre conectado com o mundo, poucas coisas nos deixam mais felizes do que encontrar um rede Wi-Fi disponível. Essa felicidade é tanta, que a frase “não tem senha” pode acelerar o coração de alguns. Mas, como tudo na vida tem um lado ruim, nem sempre a rede wi-fi liberada será a solução dos seus problemas. Crimes virtuais são cada vez mais comuns e a wi-fi pode facilitar a vida de quem tem má intenção com os dados alheios. Você sabe por quê?
 

 

Cuidado ao usar Wi-Fi gratuito em viagens

Envio de informações

Ao entrarmos em sites, as informações que são trocadas podem ser acessadas pelo criador da rede wi-fi, e o mesmo pode utilizar certos artifícios que o permitam não apenas ter conhecimento desses dados, mas também modificá-los. Assim, as informações como dados vinculados a um cadastro em alguma rede social ficarão em posse de terceiros.


Roubo de senhas

Feito isso, não é difícil imaginar que o acesso a dados como senhas do uso do aplicativo de bancos pelo celular também ficam em perigo. O pior disso é que, em alguns casos, esse acesso do dono da rede pública a esses dados não dura apenas o tempo de conexão. O dono da rede pode colocar uma espécie de “rastreador” no navegador. Isso significa que, mesmo quando a conexão de dados for feita através de uma rede segura, o dono dessa wi-fi suspeita ainda terá acesso aos seus dados.
 

OS MELHORES PREÇOS E DESTINOS
Cadastre-se no site do E-konomista e receba por email oportunidades de passagens aéreas baratas.

Modo de defesa

É quase impossível estar totalmente protegido de quem tem má intenção. Sempre tem um jeito de atacar sistemas, invadir computadores e celulares com acesso à internet e se apropriar de dados para uso indevido. Mas, alguns cuidados podem prevenir um estrago muito grande, ainda mais nessa era, onde a nossa vida cabe em um smartphone. O ideal é, sempre que estiver na rua, utilizar os dados da rede móvel. Se não tiver jeito (durante viagens para outros países, por exemplo), quando utilizar uma rede wi-fi aberta, utilize a navegação em modo navegação anônima, pois assim não haverá informações a serem roubadas. Claro que isso não impede totalmente a invasão, mas dificulta.

 

Curiosidade

Aproveite e veja quais são os lugares mais inseguros e os mais seguros com rede wi-fi aberta pelo mundo.  

 

Quer saber como anda o seu inglês?
Faça um teste online gratuito e descubra qual o seu nível.



Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar