Waze vai expandir os seus serviços e oferecer caronas compartilhadas

O Waze quer ir além da melhor rota e ajudar a diminuir os congestionamentos, por meio das caronas compartilhadas, e evitar atrasos em compromissos. Entenda as novidades.

Waze vai expandir os seus serviços e oferecer caronas compartilhadas
Empresa quer expandir os seus serviços e lançou duas ferramentas bem interessantes

O Waze é um app de GPS desenvolvido pela empresa de mesmo nome em Israel em 2008. Depois de começar a fazer sucesso mundial, o aplicativo foi comprado pelo Google em 2013 por 996 milhões de dólares. Pode ser baixado por iPhone, Android, Windows Phone 8 e Nokia Symbian e a plataforma é gratuita. 

Para além das rotas, o aplicativo pretende lançar duas ferramentas bem interessantes para todos os sistemas operacionais: Planned Drivers e Waze Carpool. 

As novidades do Waze

Já quando foi lançado, rapidamente se tornou uma febre e, atualmente, é usado por muitos motoristas (inclusive taxistas e profissionais do Uber) para encontrar a melhor rota e fugir dos congestionamentos. Mas não basta fazer "apenas" isto. Para ficar de vez no mercado e no smrtphone das pessoas, o Waze está focado em novas funções do seu aplicativo.

O primeiro deles, lançado em Abril, foi o Planned Drivers, que nada mais é que um sistema que permite com que os motoristas agendem suas viagens (seja para o trabalho, encontrar com um amigo ou mesmo um grande percurso) e possam ser avisados pelo Waze, quando devem sair de casa para não chegar atrasado. Fantástico, não? Acabaram as desculpas dos atrasos! 

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para os usuários do sistema iOS, mas em breve, deverá estar disponível pra todos os outros.

A segunda delas, não menos importante, é o Waze CarPool, que foi anunciada no mês de junho e promete ser simular ao UberPool. Os primeiros testes serão feitos na cidade de São Francisco, na Califórnia e estará disponível nos horários da manhã e fim da tarde, quando os motoristas estão seguindo e voltando do trabalho.

A ideia é reduzir o trânsito na região, uma vez que os dados de motoristas e passageiros poderão ser cruzados (origem e destino). Com isso, um motoristas que passa pela região poderá encontrar passageiros pelo caminho - sem precisar sair da sua rota - e deixá-los perto de suas residências. No momento, a ferramenta está disponível apenas nos EUA, para iOS e Android.

A princípio, os motoristas não vão ganhar dinheiro com a corrida, mas poderão dividir o preço do combustível.

Por que o Waze e não o Google Maps?

O Waze já é um app pertencente ao grupo do Google - e não faz sentido para uma empresa manter dois produtos idênticos. A diferença entre o Waze e o GPS do Google é que o Google não remaneja a rota pré-definida. Ou seja, se você estiver em um ponto de congestionamento no horário de pico, vai ficar por ali, a não ser que peça para o Google remanejar a sua rota. Com o Waze é diferente porque ele mesmo percebe a movimentação lenta dos veículos e redireciona para caminhos alternativos em tempo real.

Cabify : como funciona o concorrente do Uber

Como o Waze remaneja rotas?

O Waze é um app que funciona como uma comunidade de caráter colaborativo, e é por isso que difere dos GPSs tradicionais. Não é só o satélite que vai guiar a sua direção: são os usuários que reportam congestionamentos, alagamentos, fiscalizações e regiões perigosas no app, que distribui essas informações e redireciona rotas.

É com os alertas dos usuários que o Waze automaticamente define a velocidade média na região e sugere novos caminhos. Ou seja, quanto mais gente usar o app, mais precisas serão as informações e o remanejamento do trânsito nas grandes cidades. O Waze já é usado na Secretaria de Operações do Rio de Janeiro e como fonte de informações para programas de TV e rádio no mundo inteiro.

Basicamente, a diferença entre o Google Maps e o Waze é a otimização: enquanto o primeiro depende puramente dos dados do satélite – que podem até ser um pouco atrasados – o outro usa uma comunidade de usuários para combinar informações e sugerir novas rotas. E você achando que era só mais um GPS... Quanto mais gente baixar, mais apurados serão os alertas e melhores as rotas alternativas do app.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar