Veja o que pode levar na mala em voo internacional

Dicas para acertar no que pode ou não levar na mala em um voo internacional, além de conferir informações sobre pesos e medidas das malas.

Veja o que pode levar na mala em voo internacional
Dicas para não errar na hora de fazer as malas

Pegar um voo internacional sempre gera uma dúvida: o que pode levar na mala? Diferentes itens acabam se encaixando em regras diversas, e por isso o questionamento é mais que compreensível.

Comida, remédios, tesoura, alicate de unha, bebida alcoólicas… Pode ou não pode? Depende do destino da viagem? Qual o peso das malas? E, afinal, o que colocar dentro de uma bagagem de mão? O E-konomista responde essas e outras perguntas a seguir.

O que pode (ou não) levar em voo internacional

Primeiro é preciso saber que há uma diferença entre as bagagens de uma viagem. Há a bagagem despachada - aquela que você entrega para a empresa pela qual vai viajar e ela é colocada no porão do avião, e há a bagagem de mão - que viaja junto com você no bageiro do avião (acima dos assentos).

Sabendo isso, fica mais fácil entender o que pode ser levado na bagagem de um voo internacional. Aliás, é mais fácil dizer o que não pode.

Não podem ser levados na bagagem despachada:

  • Qualquer tipo de arma (ou réplica);

  • Objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para ferir, como alicates de unha e tesouras;

  • Substâncias explosivas ou inflamáveis, químicas ou tóxicas.

Não podem ser levados na bagagem de mão:

  • Os itens acima já relacionados na bagagem despachada.

  • É permitido levar qualquer tipo de líquido, gel, pasta e cremes, desde que eles estejam em frascos com capacidade de até 100 ml. Os frascos devem ser colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 1 litro.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

O que não consta nesses itens pode ser levado, inclusive alimentos, aparelhos eletrônicos e medicamentos.

Qual o tamanho e peso máximo da mala em voo internacional?

Em voos internacionais, há dois tipos de regras: mala ou franquia por peso.

Por mala, a regra mais comum a todas as companhias aéreas permite que cada passageiro viaje com até 2 malas despachadas de até 32 kg, somando 64 kg no total.

Além das 2 malas despachadas o cliente tem direito a levar mais 1 mala de mão, que não pode ultrapassar os 115 cm e com no máximo 5 kg.

Geralmente essa mala de mão é uma mochila, bolsa ou necessaire. Lembre-se que ela viajará no bagageiro do avião, que é compartilhado com os outros passageiros. Por isso, tentar passar uma mala de mão maior que o permitido além de errado é uma falta de respeito com os outros viajantes.

Dependendo do país para o qual o passageiro viajará, as regras podem sofrer exceções. Mas isso é muito raro. Em todo o caso, confira na sua passagem aérea o tamanho e peso máximo permitido para as malas. Essas informações estão detalhadas na passagem assim que você as compra.

Já no esquema franquia por peso, o passageiro pode levar malas que não excedam o limite de: 40 kg (primeira classe), 30 kg (classe intermediária), 20 kg (classe econômica) e 10 kg para crianças de colo, que não estejam ocupando assento.

Vale lembrar que recentemente a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou mudanças sobre algumas regras para franquias de pesos em voos nacionais internacionais.

No novo modelo, o peso total das malas despachadas cairia para 46 kg, em um primeiro momento, e depois para 23 kg. Após 2 anos da vigência da nova regra, o passageiro teria a garantia de apenas 10 kg de bagagem de mão e passasse disso poderia ser cobrado por cada empresa de acordo com suas políticas.

Essas novas regras ainda estão sendo estudadas. Caso aprovadas, deverão entrar em vigor a partir de 2018.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar