Volunturismo: uma viagem pra ir além das férias

Já pensou em unir um intercâmbio de línguas, trabalho voluntário e ao mesmo tempo turismo pela cidade escolhida? Isto se chama volunturismo! Saiba como é possível:

Volunturismo: uma viagem pra ir além das férias
Trocar a viagem de férias pela experiência do volunturismo pode ser incrível!

O período de férias pode se tornar uma experiência única e enriquecedora, através da prática do volunturismo, também conhecido como turismo voluntário. Nesta viagem é possível conciliar o aprendizado de uma nova língua e cultura com um trabalho voluntário de alguma causa significativa, sem perder a oportunidade de “turistar”. O mais incrível dessa atividade é que o período de duração pode variar de acordo com a sua disponibilidade: uma semana, um mês e até mesmo um ano. E, ao mesmo tempo, você irá enriquecer o seu currículo com a prática do voluntariado.

O que é e como funciona o volunturismo?

volunturismo


Os interessados podem procurar agências especializadas em volunturismo para poder se inscrever e associar a uma Organização Não Governamental que realiza trabalhos fidedignos. Uma dica é acompanhar as informações do site Volunteer Vacations idealizado por três brasileiros, que possuem parcerias com diversas ONGs espalhadas pelo mundo.

  • Afeganistão; África do Sul; Brasil; Costa Rica; Estados Unidos; França; Gana; Haiti; Índia; Indonésia; Quênia; Tailândia; Tanzânia / Zanzibar.
GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

Há também empresas que realizam turismo voluntariado com a possibilidade de trabalhar durante a semana e ter dois dias livres para conhecer a região, aos finais de semana. Nestes casos também é possível conciliar, nos dias de semana, um horário de estudo para aprendizado da língua estrangeira.
 

  • CI – Intercâmbio e Viagem (África do Sul; Botsuana; Índia, Namíbia; Nepal, Peru, Sri Lanka, Tailândia e Vietnã)
  • STB (China)
  • AIESEC (Colômbia, Peru, Argentina, Polônia, Índia, Rússia, entre outros).

Qual o perfil do volunturista?

Em regra, a pessoa tem deseja praticar o volunturismo deve ter no mínimo 18 anos e saber que não é apenas uma viagem de curtição. É necessário compromisso e responsabilidade com a causa que irá se dedicar durante esse tempo. No mais, se você já pensou nesse tipo de “férias” é porque possui a mente aberta e deseja conhecer novos países, costumes e realidade, provavelmente muito diferentes da que vive. Ou seja, uma experiência fora da zona de conforto.

10 Hostels para se hospedar de graça pelo mundo

Quanto custa fazer um volunturismo?

Na maioria dos casos é possível ter acomodações em casas de família, em residências parceiras dos projetos ou até mesmo nas próprias ONGs. Há um apoio para indicações de acomodações, alimentação durante o período de trabalho e, em alguns casos, transporte para o local de trabalho. Isto faz com que com que os custos sejam reduzidos em até 40% dos tradicionais meios de intercâmbio cultural ou de línguas. Em alguns casos, há a exigência de curso de formação específico para o tipo de trabalho e, até mesmo, fluência em determinada língua (inglês).

Os valores vão de acordo com a duração do volunturismo, o tipo que será desenvolvido (social ou ambiental), país de destino e tipo de acomodação. Além da passagem aérea é preciso contabilizar, ainda, uma taxa de inscrição e as empresas aconselham levar um dinheiro extra para as necessidades básicas durante o processo.

  • A partir de R$ 3.400,00

É preciso documentação especial?

Trata-se de uma viagem como outra qualquer, portanto é preciso ter em mãos o passaporte e, dependendo do país e da duração de estadia, o visto. Em alguns casos, para conseguir a concessão de viagem e permanência, também é preciso apresentar o certificado de vacina exigido pelo país. Essas informações poderão ser consultadas com a empresa responsável pelo volunturismo.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar