Vistoria de carro: como se preparar

Antes de ir para a vistoria de carro, prepare-se para fazer um check up ao seu possante. O procedimento pode evitar problemas e burocracias bem desnecessárias.

Vistoria de carro: como se preparar
Vistoria de carro do Detran é anual e obrigatória. Veja o que é preciso fazer.

Veja as vagas no seu celular, faça hoje o seu plano de internet móvel.
 
 

Não adianta simplesmente ter o veículo, fazer bom uso dele e levá-lo para lavar. É preciso cumprir com algumas obrigações, como as revisões e a vistoria de carro obrigatória. Uma vez por ano, é preciso comparecer ao Detran para a verificação que atesta a regularização do automóvel em si e dos seus documentos.

 
QUER ECONOMIZAR COM A TV A CABO?
Faça uma simulação de TV a cabo e encontre a melhor solução para você.

 

Mas por que é preciso fazer uma preparação se já vai haver uma vistoria de carro? Porque qualquer problema ou falha identificada pode render problemas. O proprietário arrisca-se a perder tempo e dinheiro. Ao antecipar-se com uma simples vista de olhos, evita futuras dores de cabeça. Além disso, mantém a documentação atualizada e acessível.

 

Como se preparar para a vistoria de carro

Duas coisas são fundamentais antes da vistoria de carro: checar a parte física do veículo e ter em mãos os documentos solicitados. Mas ao que é preciso ter atenção? Qual a documentação pedida? Saiba como preparar-se corretamente e continue com o a sua situação veicular em dia, bem longe de burocracias.

 

1- Para a vistoria de carro (e para estar regularizado) é preciso que o CRV (Certificado de Registro de Veículos) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) estejam em dias.

 

2- IPVA, multas, seguros e quaisquer outras taxas do veículo devem estar quitadas. Ir à vistoria de carro com débitos é pedir para ter problemas bem chatos de resolver.

 

3- Depois de revistas as papeladas, é hora de passar à parte mais prática e verificar o veículo. Tenha atenção ao itens de segurança obrigatórios que certamente serão analisados na vistoria de carro: extintor, triângulo, chave de roda e macaco. Veja se não há ferrugem e se, no geral, todo o material está em boas condições.

 

Confira alguns reparos simples que você mesmo pode fazer no carro.

 

4- Lembre-se de verificar também buzinas, cintos de seguranças, retrovisores e quebra-sol. Esses itens devem estar obrigatoriamente em bom estado de funcionamento.

 

5- Todas as luzes devem estar em boas condições também: piscas, luzes de freio, de ré, faróis auxiliares e até a lâmpada da placa traseira. Se alguma delas estiver fundida ou com mal contato, o melhor é resolver a situação antes da vistoria de carro.

 

6- Os vidros não podem estar trincados. Por isso, analise minunciosamente todos. Caso faça uso da película insufilm, é esperado que ela esteja dentro dos padrões permitidos por lei. Se não estiver, remova-a antes da vistoria de carro.

 

7- Tenha atenção também à numeração do chassi e do motor. É importante que, mesmo com o tempo e uma possível ferrugem, elas continuem visíveis. No caso do chassi, se os números desaparecerem, pode ser necessária uma remarcação que, além de cara, reduz o valor do veículo.

 

8- A condição dos pneus é um dos itens que mais reprova na revisão de carro. Ao preparar o veículo, verifique se eles estão carecas ou se já atingiram o nível do marcador. Se as situações forem verificadas, troque-os antes e diminua o risco de reprovação.

 

Como é feita a vistoria de carro

A vistoria de carro é um procedimento minuncioso que visa atestar as boas condições do veículo. Por isso, não espere que o vistoriador seja bonzinho e faça vista grossa a possíveis falhas. Leve o automóvel nas melhores condições, seguindo as dicas de preparação e evite chatear-se.

 

Se mesmo depois de toda a preparação, algum item estiver fora do parâmetro, o seu carro cai em exigência. Isso significa que terá de resolver a questão e solicitar um novo teste. Caso o problema continue, o veículo é reprovado. A partir daí, o proprietário tem um mês para sanar de vez o problema e submeter-se a uma nova vistoria.

 

Conheça algumas soluções de rastreador veicular e aumente a sua segurança e do seu carro.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar