Precisa de visto para Europa?

Todas as informações sobre visto para Europa: tipos de vistos e para quais países (de origem e destino) é necessário obtê-lo.

Precisa de visto para Europa?
Quais os tipos de vistos e quando é necessário obter

Se os planos são viajar para um ou mais países da Europa certamente alguns dos questionamentos que surgirão são em relação aos documentos necessários para transitar pelo continente. Se sua viagem durará no máximo três meses – dentro de um período de até seis meses – os vistos e procedimentos podem ser resolvidos com facilidade ou nem mesmo necessários em alguns caso (como, por exemplo, no espaço Schengen).

De fato esta é uma questão bem peculiar no continente e de aplicação diversa de acordo com cada país e também de acordo com a nacionalidade do visitante. Para boa parte deles não será necessariamente obrigatório retirar visto para Europa, mas será certamente indispensável ter alguns documentos sempre em mãos.

Turistas precisam de visto para Europa?

Antes de mais nada é importante saber que existe uma área dentro de boa parte da Europa que através de um acordo removeram todos os controles de fronteiras internas, possibilitando assim que os turistas transitem livremente nessa área sem que seja necessário apresentar passaporte sempre que se desloca de um para outro país (desde que ambos façam parte do acordo). O nome dessa área é Espaço Schengen e ele abrange 22 países da União Europeia e mais 4 fora dela – Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça fazem parte do acordo do espaço Schengen.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

Portanto, fora do espaço Schengen que não exige visto para Europa, estão Bulgária, Romênia, Chipre, Irlanda, Reino Unido e Croácia, e para cada um desses países existe uma regra específica para emissão de visto para Europa de curta duração. É possível conferir as especificidades de cada país selecionando o país de destino no mapa interativo disponível no site de imigração da União Europeia.

É importante ressaltar que ainda que haja o trânsito livre dentro da área de acordo há também um rigoroso controle nas fronteiras externas do espaço. Dessa maneira o turista deve sempre ter em mãos para quando for necessário: um documento de viagem válido (geralmente o passaporte); um visto para Europa de curta duração – tanto para todo espaço Schengen quanto visto específico de outros países – ou visto de longa duração (para estadias superiores a três meses); documentos que comprovem o motivo da viagem e documentos que comprovem a existência de recursos financeiros para o período da viagem bem como seu regresso ao país de origem.

Veja o que pode levar na mala em voo internacional

Para obter um visto para Europa, independente do período e do pertencimento ou não do país de destino no espaço Schengen, é necessário ir ao consulado do país que irá visitar. No caso do visto Schengen é necessário apresentar um formulário (fornecido pelo consulado) preenchido, custos administrativos, documento de viagem com foto, documentos que comprovem o motivo da viagem, comprovantes de recursos financeiros para viagem e de reserva de hospedagem além de seguro de viagem que cubra no mínimo 30 mil euros. Também no site da imigração a União Europeia é possível encontrar uma lista de países dos quais é exigido ou não é exigido o visto Schengen.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar