Como remover vírus do Facebook

Os vírus do Facebook são um incômodo para todo mundo que utiliza a rede. Veja como removê-los, protegendo a sua conta e deixando seu perfil livre destas ameaças.

Como remover vírus do Facebook
Saiba como identificar e remover vírus do Facebook

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Quem é que nunca foi marcado em uma publicação no Facebook e quando foi visualizá-la em sua linha do tempo consistia em um vírus? É raro alguém que não tenha vivenciado essa desagradável experiência. O pior  é quando você não percebe que é um vírus, acaba clicando na imagem/vídeo/link e contamina também o seu computador, que irá disseminar esse problema para mais uma série amigos da sua rede social.

Para acabar com esse problema é preciso em primeiro lugar, remover o vírus do Facebook já instalado em seu computador, e também evitar futuras ameaças.  Vamos ensinar, passo a passo, como fazer essas duas operações e deixar seu computador e sua conta livres dessas ameaças. 

Como remover o vírus


1. Remova plugins e extensões do seu navegador

Os vírus do Facebook costumam instalar sem autorização extensões e plugins nos nossos navegadores. Removê-los não é complicado, siga os passos: 

No Google Chrome

  • Clique no botão de menu, no canto superior direito (representado por 3 traços horizontais ), e depois vá em “Configurações”.
  • Vá até a barra lateral esquerda, e clique em “Extensões”
  • Identifique quais plugins ou extensões você não solicitou a instalação, se você não se lembrar do nome, provavelmente não foi você que instalou manualmente e consiste em um vírus
  • Após identificar a extensão ou plugin maliciosa clique no ícone de lixeira logo ao lado do arquivo. Se você não tem certeza que é uma extensão que não solicitou (isso pode acontecer se você partilha o seu computador com outras pessoas), você pode apenas desativá-la clicando na caixinha logo ao lado da lixeira, e pode reativá-la ou excluí-la posteriormente.

No Mozilla Firefox

  • Clique no botão “Firefox” no canto superior esquerdo e em seguida clique em “Complementos”
  • Ele irá abrir todos os plugins instalados no navegador. Analise qual deles você instalou e quais são desconhecidos. 
  • Os plugins que você considerar suspeitos, vá até o botão do lado direito do item e selecione a opção “Nunca ativar”

2. Remova apps maliciosos do seu Facebook

Muitos aplicativos são responsáveis pela infecção da sua conta com os virús do Facebook.  Eles publicam conteúdos sem o seu conhecimento pois te induzem a permití-lo a fazer isso na hora da instalação. Para evitar esse problema, basta removê-los. Veja como:

  • Faça log in na sua conta do Facebook e clique no botão de configurações do lado superior direito, representado por uma setinha apontando para baixo (logo ao lado do cadeado).
  • Selecione a opção “Configurações de privacidade”
  • Ao abrir as configurações, selecione a opção “Aplicativos” no menu lateral do lado esquerdo
  • Confira quais aplicativos foi você que instalou e você faz uso regular. Se não foi você que instalou ou não faz uso, exclua-os clicando no X do lado direito do item. Pronto!

Como se previnir


1. Torne sua conta mais segura

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

O Facebook te oferece a opção de tornar a sua conta mais segura e assim menos suceptível ao ataque dos vírus do Facebook. Isso é feito através de senhas extras, notificações no email ou no celular sempre que sua conta for acessada sem permissão.  Para tornar a sua conta mais segura, siga os passos:

  • Clique no botão de Configurações do lado superior direito, representado por uma setinha apontando para baixo (logo ao lado do cadeado). 
  • Selecione a opção “Configurações”
  • No menu lateral do lado esquerdo, clique em “Segurança” 
  • Há vários recursos disponíveis,basta olhar e conferir quais você deseja fazer uso, como o   “Navegação segura”, onde você habilita links https sempre que possível;  “Contatos de confiança”, que ajudam você a designar pessoas que podem confirmar que você é você em caso de roubo de senha;  além de “Dispositivos Reconhecidos” e “Sessões Ativas”, que te permitem identificar quem está acessando a sua conta e, assim, descobrir se há algum acesso indevido. São muito úteis.
  • Após decidir quais você quer utilizar, clique em “Editar” do lado direito do item e siga as instruções que apareceram na tela.

Veja também: Quais são os celulares mais roubados no Brasil.

2. Troque sua senha com regularidade

Muita gente cria a conta no Facebook e nunca troca a senha. Acham que não estão sob ameaça e que terão dificuldades em lembrá-las. Mas é importante que a alteração seja feita, e a recomendação é que se altere 3 vezes ao ano (a cada 4 meses). Não é preciso que a mudança seja grande. Um caracter, um número a mais, já basta se você fizer isso regularmente. O Facebook te mostra há quanto tempo você alterou a sua senha.  Para alterá-la, siga os passos:

  • Clique no botão de Configurações do lado superior direito, representado por uma setinha apontando para baixo (logo ao lado do cadeado).
  • Selecione a opção “Configurações”
  • Abrirá a página de “Configurações gerais da conta” onde deve constar o item “Senha” e a informação de quanto tempo tem que você não a altera. 
  • Clique em “Editar”, do lado direito do item. E pronto! 

Não deixe de se cadastrar no E-Konomista para receber mais informações sobre aplicativos, ecnomia na conta e nos gadgets.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar