Cinco mudanças na sua vida para conseguir viajar mais em 2017

Pensa em viajar mais em 2017, mas não sabe nem por onde começar? Talvez seja hora de considerar algumas dicas básicas para planejar as suas próximas férias.

Cinco mudanças na sua vida para conseguir viajar mais em 2017
Para viajar mais, não precisa ser milionário, basta poupar

Quem não gostaria de ter total independência financeira, para poder fazer tudo que gosta, inclusive viajar mais? Felizmente, para isso, não é necessário ganhar na loteria, ser contratado para o emprego dos sonhos, tampouco receber uma herança inesperada. Com medidas simples de economia e planejamento, é possível sim, se preparar para aquela tão sonhada viagem que parecia distante demais para ser alcançada.

Dicas fundamentais para viajar mais em 2017

Como tudo que depende de dois recursos que nunca são suficientes, ou seja, tempo e dinheiro, viajar mais exige capacidade de organização e um pouco de dedicação ao projeto. Ou sua intenção para o próximo ano é continuar admirando as fotos que os amigos e amigas postam de suas viagens nas redes sociais e suspirar a cada álbum visualizado?

1. Estime o quanto poderá ser investido e faça as contas

É claro que uma viagem começa com a certeza do destino a que se quer chegar. Sua meta é uma viagem para o litoral nordestino? Passar o carnaval na Bahia? Ou um tour pela Europa é o seu maior sonho? O que importa não é tanto o lugar, mas as suas reais possibilidades. Por isso, deve-se ponderar dois fatores essenciais, os preços das passagens e quanto tempo se pretende ficar, para que em cima disso possa estimar o custo diário de permanência. Em média, a despesa por dia, em continentes como Ásia e Américas Central e do Sul, fica em torno de 40 dólares. Já em países europeus, Japão, Austrália e Nova Zelândia, esse custo pode subir para 70 dólares ou mais por dia.

2. Faça economias

Viajar mais significa algo a menos em suas despesas diárias e mensais. Um bom começo é anotar tudo, mas tudo mesmo, até uma bala comprada no ônibus, para que se chegue a uma ideia do quanto se gasta mensalmente com coisas supérfluas que podem ser eliminadas. No supermercado, a ordem é ir às compras munido de uma lista, se apegar a ela e comprar de tudo que tiver no preço mais em conta. O mesmo vale para outros tipos de despesas, procure sempre o mais barato, e, se necessário, elimine definitivamente, pelo menos até você voltar da viagem.

Economizar

3. Para as mulheres, cuidar da beleza faz parte da preparação

É verdade que as mulheres precisam gastar uma parte de seu orçamento com cuidados com a beleza, mas para as que querem viajar mais, isso pode significar uma fatia considerável do orçamento que pode ser aplicada na futura viagem. Cabelos, unhas, depilação, tudo que puder ser feito de forma doméstica será muito bem vindo e vai ajudar a engordar a conta para custear a próxima viagem à Paris, ou Roma, quem sabe? Isso inclui também gastos com academia, suplementos e outros relacionados à forma física. Existem diversos exercícios físicos, como correr, que podem ser feitos gratuitamente.

4. Despesas com comunicação pesam, e muito

Internet, celular e TV a cabo consomem uma expressiva fatia do orçamento mensal. Corte a TV a cabo e assine o Netflix, mude do celular pós pago para o pré pago e revise aquele sua internet de 20 mega com WiFi. Será que um plano de 10 mega, ou menos, não seria suficiente?

5. Vigie a si mesmo

A essa altura, você já deve saber o quanto vai gastar e por quanto tempo precisa economizar para viajar mais, certo? Sabendo disso, fuja, literalmente, de tudo que possa representar gastos extras e desnecessários. Passe longe de lojas que você se sente tentado a comprar, adie para o dia seguinte a compra daquela roupa, e reduza ao mínimo despesas com passeios e diversão. Afinal, a ideia é tirar um pouco aqui para se ter muito mais à frente.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar