Viajar de carro pela Europa - dicas, documentação e roteiros

Se você já pensou em viajar de carro pela Europa e sempre teve curiosidade de saber como funciona e quanto custa, nós vamos te dar uma mãozinha.

Viajar de carro pela Europa - dicas, documentação e roteiros
É mais barato ou mais caro viajar de carro pela Europa? Respondemos isso para você

Viajar de carro na Europa, já pensou em fazer isso? Pode ser mais fácil e vantajoso do que você imagina. O E-konomista vai te dar todas dicas que você precisa para viajar de carro na Europa.

O carro é para aquelas pessoas que entendem que a viagem pode ser o caminho, e não o destino final. Durante uma viagem de carro na Europa você pode conhecer vilarejos e ver paisagens que nenhum trem e muito menos uma agência de turismo te levaria para ver… mas também pode passar por alguns problemas que se não estivesse de carro, nunca teriam acontecido.

Porque fazer a viagem

Nem todo mundo tem o perfil para viajar de carro, e para identificar se você é do tipo que vai se dar bem nesse tipo de viagem, veja se você se identifica com algumas das coisas que envolvem viajar de carro na Europa
  • Conhecer pequenos vilarejos e cidades pequenas para ter contato com a população local.
  • Poder parar em qualquer lugar no meio da viagem, para tirar foto daquele igrejinha no meio do nada.
  • Ficar feliz em dirigir horas seguidas (em estradas de qualidade) e com limite de velocidade alto.
  • Você não se importa em viajar com pouca roupa, e se for preciso até lava uma peça ou outra no meio da viagem para economizar espaço nas malas.
  • Gosta de ter a liberdade de mudar o roteiro da viagem no meio do caminho se gostar muito de algum lugar, ou se não for com a cara de outro lugar. 
Se você concordou com pelo menos 4 das afirmações acima, provavelmente vai ser a viagem da sua vida.

Veja também: 7 países onde o real vale mais!

 

Pontos negativos

Viajar de carro na Europa não tem só lado bom, como tudo na vida, mas as partes ruins nem são tão ruins assim. Mas para algumas pessoas, um simples contratempo pode arruinar a viagem toda. Então veja abaixo o lado ruim de uma viagem de carro.
  • Você vai precisar abastecer o carro (claro), mas os preços variam de lugar para lugar, o que complica para calcular previamente quanto mais ou menos vai gastar na viagem.
  • Vai ter que encontrar estacionamento/vagas durante a viagem, e muitas vezes vai ter que pagar por isso.
  • Os pedágios também podem custar caro, por isso exige planejar bem as possíveis rotas para fazer de carro.
  • Se for no inverno, provavelmente vai pegar trechos da estrada com neve e principalmente com muita chuva.
  • Em uma viagem dessa, se atrasar em alguma cidade ou ter algum imprevisto, corre o risco de ter que dormir em algum hotel de beira de estrada ou até mesmo no carro.
 
Se para você algumas dessas frases acima parece um inferno astral, sem dúvida vale mais a pena comprar passagens aéreas para os trechos interno, ou até mesmo ticket de trem e curtir a paisagem, uma vez que os valores são bem próximos.
 
Veja também: como viajar de trem pela Europa.
 

Dicas para a viagem

Uma grande dúvida é se vale a pena financeiramente viajar de carro na Europa, tudo depende dos países que pretende viajar, mas de maneira geral a viagem de carro e de avião nos trechos internos tem o mesmo custo para duas pessoas, e começa a ser muito vantajoso com 4 pessoas ou mais.
 
Para quem pretende viajar com crianças e idosos, o carro pode ser uma vantagem, uma vez que podem descansar durante o caminho entre uma cidade e outra, lembrando que nesses casos uma boa noite de sono é indispensável.
 
Uma excelente dica é tentar fazer um caminho que comece e acabe no mesmo lugar, isso por que as passagens de avião chegando/partindo do mesmo lugar são mais baratas e o aluguel do carro costuma ficar 2x mais caro quando o carro é entregue em um país diferente de onde foi alugado.
 
Não deixe de se cadastrar para receber mais informações como esta gratuitamente.
 

Roteiros de viagem

Existem milhares de roteiros possíveis, tanto dentro dos países quanto um passeio mais transversal, passando por diversos países. O E-konomista recomenda um site para ver tipos de roteiros que vão te inspirar: 

Documentos para viajar de carro na Europa

Para viajar de carro pelo Europa você precisa de poucos documentos. Basicamente é o passaporte brasileiro, que te serve como documento internacional e a carteira de habilitação brasileira dentro do prazo de validade. Você pode ficar no território Europeu por 90 dias como turista e dirigir legalmente com esses documentos no país.
 
Não se esqueça de quando alugar o carro, mencionar quais países pretende visitar e fazer um seguro do automóvel que possa cobrir e te atender em qualquer parte do trajeto.
 
Veja mais: 10 melhores destinos de férias no Brasil.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar