6 dicas para viajar de carro para o Nordeste

Viajar de carro para o Nordeste pode ser aventura inesquecível - se você fizer tudo certo para não transformar a road trip em uma furada. Confira as dicas.

6 dicas para viajar de carro para o Nordeste
Saiba o que fazer para não tornar sua viagem uma cilada

Quem gosta de aventura sobre quatro rodas não pode descartar viajar de carro para o Nordeste. As praias paradisíacas, o sol escaldante e a gastronomia local são apenas alguns dos atrativos da região, e com o preço da passagem de avião altíssimo uma road trip, com roteiro personalizado pelo viajante, se torna interessante e possibilita desbravar pontos desconhecidos.

Confira essas dicas para não tornar a viagem uma cilada e algumas ideias de roteiros para encaixar nos planos.

Dicas para viajar de carro para o Nordeste

Se optar por viajar de carro para o Nordeste, prepare-se: serão dias na estrada, com muito calor, cansaço e tédio, porém compensados por paisagens incríveis, experiências novas e muita história para contar. Segundo o Google Maps, a distância média entre cada capital é:

  • São Luís x Teresina: 433 km (média de 6 horas e 40 minutos)
  • Teresina x Fortaleza: 593 km (média de 8 horas)
  • Fortaleza x Natal: 532 km (média de 6 horas e 45 minutos)
  • Natal x João Pessoa: 191 km (média de 2 horas e 30 minutos)
  • João Pessoa x Recife: 121 km (média de 2 horas)
  • Recife x Maceió: 258 km (média de 4 horas)
  • Maceió x Aracaju: 276 km (média de 4 horas)
  • Aracaju x Salvador: 327 km (média de 4 horas e 30 minutos)

Siga essas dicas para viajar de carro para o Nordeste da forma mais confortável e tranquila possível:

1. Planeje e se prepare

Planejamento é tudo, em especial nesse tipo de viagem onde a dificuldade de acesso à postos de saúde, hotéis e oficinas mecânicas é grande. Faça a revisão completa do carro, encha o tanque, saiba exatamente a distância entre as cidades e o estado das estradas, deixe alguns lanchinhos preparados e muita água para hidratar.

Também se prepare para imprevistos. Deixe um kit de primeiros socorros à disposição, alguns travesseiros e cobertores caso precise dormir na estrada e procure saber os hotéis e restaurantes mais próximos do trajeto.

2. Siga os mapas

Não confie na intuição e nem no 3G. Mesmo que você tenha um GPS que funciona off-line instalado no celular leve junto um mapa tradicional, pois pode acontecer das indicações no aplicativo estarem incorretas ou incompletas. Nessas horas é bom confiar na velha tecnologia.



3. Acorde cedo para viajar

As estradas do Nordeste do país não são de boas condições, basta assistir os noticiários para confirmar. Madrugar e começar a viajar logo cedo para aproveitar a luz do dia é a melhor opção, já que além da dificuldade dos faróis em sentido contrário durante a noite em uma estrada desconhecida o cansaço pode bater.

Hostel, Hotel ou Airbnb: qual a melhor opção?

4. Coma nos postos

Você pode até não ser fã da comida dos postos, mas se toda vez que precisar comer entrar em alguma cidade procurando restaurante perderá muito tempo. A menos que sua viagem pelo Nordeste não tenha hora para acabar é melhor fazer as refeições na estrada mesmo – seja em postos ou dentro do carro.

5. Se estiver com crianças, prepare-se em dobro

Os pequenos podem até curtir a ideia de viajar de carro para o Nordeste, mas depois de algumas horas dentro do carro começará o desconforto e a choradeira. Para conter o tédio e distraí-las prepare um arsenal de brincadeiras, como contar quantos fuscas encontra pelo caminho ou a ensinar língua do P, um pendrive com músicas e vídeos e jogos no celular ou tablet. Isso ajudará inclusive os pais a não ficar tão estressados.

6. Cuidado com reservas

Sempre dizemos que reservar com antecedência é a melhor opção para conseguir bons preços e quartos confortáveis, mas nesse caso falamos o contrário. Como viajar de carro para Nordeste pode acarretar em uma série de imprevistos – desde atraso por causa das condições da estrada até uma parada extra para descansar – pode acontecer de perder a reserva e, consequentemente, dinheiro.

Veja também:
Quanto preciso guardar por dia para viajar para a Disney 
Cidades românticas mais desejadas pelos casais 
7 coisas a não dizer quando passar pela imigração

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar