10 dicas fundamentais para viajar de carona

Mais barato que fazer um mochilão é viajar de carona. Antes de colocar o pé na estrada, confira as dicas para que esta seja uma história para os netos:

10 dicas fundamentais para viajar de carona
Confira aplicativos e sites que podem auxiliar nessa forma divertida de viajar

Viajar de carona não é uma novidade para ninguém, pois isso já acontece há séculos, ainda na época em que as pessoas saiam do interior para as cidades grandes. Hoje em dia, já se tornou um movimento! A carona solidária incentiva as pessoas a utilizarem um carro, de forma compartilhada, para irem ao trabalho, por exemplo.

 

Dicas para sua viagem

Porque não adotar essa prática para as viagens? Além da economia, você ainda irá conhecer muitas pessoas e histórias impressionantes tanto com os viajantes, quanto com os motoristas que oferecem o transporte. Mas antes de viajar de carona, tenha atenção e mantenha alguns cuidados básicos:

 

ECONOMIZAR NA VIAGEM
Quer receber promoções, passagens baratas e informações de como poupar na sua viagem? Faça o cadastro no E-konomista e tenha acesso a tudo isso gratuitamente. 

1- O ponto de partida

Ao contrário do que assistimos nos filmes, pedir carona no meio da estrada pode ser complicado, devido as alternativas de se parar o veículo. Locais como postos de gasolina, restaurantes nas saídas de cidade, pedágios e postos policiais são mais viáveis.

 

2- Aparências e roupas

São pequenos detalhes que fazem a diferença, como usar roupas coloridas para chamar a atenção na estrada (sem exageros é claro), não usar óculos escuros para que o motorista possa ver o rosto de quem está pedindo e é claro, um visual modesto e limpo. Parecer um hippie não te ajuda a viajar de carona.

 

3- Mochila

Pense que não é só você que precisa ter confiança no motorista, mas ele também precisa se sentir confortável com a pessoa, para lhe oferecer carona. Portanto, deixe sempre a mochila à vista, para demonstrar que você é um viajante. Importante: não coloque a mochila no porta malas do carro, leve-a sempre com você.

 

Veja qual é o equipamento necessário para fazer um mochilão

 

4- Viajar sozinho ou em dupla

Não mais que isso! Viajar de carona em dupla é uma alternativa mais segura para uma primeira vez e para as mulheres. Não se esqueça ainda de avisar a parentes ou amigos que você irá viajar desta forma. E, toda vez que entrar em um veículo, pergunte sobre o nome da pessoa, anote a placa do veículo e o percurso da viagem para enviar como e-mail ou SMS para alguém, como segurança.

 

  • Siga os seus instintos e, se o motorista não te parecer confiável por algum motivo, a melhor opção é perder a carona.

 

 

Veja também: 10 melhores destinos de férias no Brasil.

 

5- Viajar de carona é durante o dia

Seja homem ou mulher, evite realizar os percursos durante a noite. Mantenha sempre o bom senso e não conte sobre toda a sua vida durante a conversa, principalmente sobre o que está levando na mochila, como dinheiro, máquinas e celular.

 

6- Confira a previsão do tempo

Ao escolher o local para pedir carona, tenha em mente também que: se fizer sol você precisará de um sombra e se estiver chovendo, de um abrigo. Ninguém gosta de colocar uma pessoa encharcada no veículo.

 

  • Evite também comer dentro do carro, pois pode fazer farelo! Se for o caso, pergunte ao motorista se ele permite que você coma ali. O mesmo é válido para cigarros. Vá ao banheiro antes de pedir carona e não beba muito líquido.


Conheça os 5 melhores hostels do mundo.

 

7- Mapa rodoviário

Trace o seu destino para não ficar perdido. Tenha em mãos um mapa com as principais rodovias e estradas da região e os marque com os principais postos de gasolina. Em alguns casos será necessário que você caminhe até uma cidade, pois o motorista que ofereceu carona, só podia te deixar em um ponto de referência.

 

8- Custos

Antes de embarcar, sempre pergunte se terá algum custo. Em geral, as pessoas não costumam cobrar, mas em alguns casos, pedem uma ajuda em dinheiro para rachar o combustível.

 

9- Como pedir carona

Você sabia que na maioria das vezes o gesto mundialmente conhecido para caronas, do polegar aberto, não é o que mais funciona? Um pedaço de papel (ou papelão) com o nome da cidade ou direção desejada, em letras grandes, é mais eficiente.

 

Veja também: como viajar de trem pela Europa.

 

10- Programe-se

Existem inúmeros sites no Brasil e no mundo que oferecem apoio para quem deseja viajar de carona. Em alguns casos existe a possibilidade de ter que pagar pelos serviços. Porém, sempre mais em conta do que os serviços tradicionais.

 

No Brasil

  • Caronas – neste site é possível procurar e oferecer carona
  • Carona Brasil – esta é uma alternativa para viagens e caronas do dia-a-dia

 

No mundo

  • Carpoling – uma das maiores redes de carona da Europa com mais de 4 milhões de usuários registrados.
  • Blablacar – também na Europa, esta plataforma oferece uma versão em português dos serviços.
  • Hitchwiki – site colaborativo que além das caronas, oferece dicas de viagens e locais para se pedir carona pelo mundo.

 

Além dessas opções, também é possível buscar por grupos em redes sociais, como o Facebook, de pessoas que oferecem carona entre cidades do interior e capitais. Estes serviços são muito utilizados por estudantes universitários.

 

Uma história para contar

Se você ainda não acredita que seja possível viajar de carona, de uma conferida no Blog de Juan Villarino, o Acrobata del Camino, no qual é retratado todas as suas experiências de viajar neste estilo, desde 2005.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar