10 lugares para viajar de bicicleta

Se você é daqueles que gosta de conhecer paisagens novas, fazer atividades ao ar livre, gastar pouco dinheiro e ainda fazer exercício, viajar de bicicleta é a solução.

 

10 lugares para viajar de bicicleta
Conheça destinos para quem pretende viajar de bicicleta e conhecer o mundo

Enquanto você lê esse artigo, tem alguém fazendo planos para viajar de bicicleta e mais outras tantas pessoas já concretizando tal desejo. A cicloviagem não é um fenômeno recente, mas muito se tem ouvido falar ultimamente sobre aqueles se aventuram por aí de bike. Escolhem uma forma barata e muito mais saudável de turismo, além de terem a oportunidade de conhecerem trechos de paisagens acessíveis apenas com esse meio de transporte.

 

ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM
O E-Konomista traz diariamente informações sobre como poupar nas viagens, desde a passagem até o roteiro. Faça o cadastro e receba mais conteúdo exclusivo, de graça, deste tipo! 

Quem pensa em viajar de bicicleta, deve levar em consideração o grau de intimidade com a magrela para enfrentar trilhas mais pesadas, se for o caso, e a estação do ano no destino escolhido. Os meses com muita chuva são, no geral, muito complicado, mas não impossibilitam a viagem. Para quem gosta de adrenalina, tudo é possível.

 

Melhores caminhos

Claro que nem em todos os lugares consegue-se chegar de bike, mas separamos 10 destinos maravilhosos para quem quer viajar de bicicleta. Tem para todos os gostos: mais aventureiros, sem experiência, voltinha urbana, estrada de terra. Você só precisa escolher o que mais te agrada, garantir o preparo físico e montar na magrela. O resto vai se arrajando pelo caminho.

 

1- Caminho dos Diamantes (Minas Gerais)

viajar de bicicleta

Vamos começar pelo Brasil? O nosso país proporciona boas opções de rotas para quem quer viajar de bicicleta. Uma das mais interessantes fica no interior de Minas. O Caminho dos Diamantes liga as cidades de Diamantina e Outro Preto pela Estrada Real e conta com 350km bem complicadinhos, perfeito para quem gosta de aventura. São muitas subidas e descidas que tornam a jornada ainda mais estimulante. O caminho reserva atrações que merecem ser vistas e curtidas.

 

Veja também: 10 melhores destinos de férias no Brasil.

 

2- Camino Yungas (Bolívia)

viajar de bicicleta

Não à toa esse trecho é conhecido como “Rota da Morte”. Imaginem a quantidade de acidentes graves que aconteceram na estrada que tem partes a 3 mil metros de altitude e apenas 3 metros de largura? Essa é uma opção para quem gosta de radicalismos! Não espere asfalto, redes de segurança ou proteções. Garantimos é que a paisagem incrível da Cordilheira dos Andes vale à pena.


Conheça os 5 melhores hostels do mundo.

 

3- Cliffs of Moher (Irlanda

viajar de bicicleta

E que tal uma voltinha em uma das ex-Sete Maravilhas do Mundo? Espetacular, não? Para já ter recebido esse título, você deve imaginar que a paisagem em Cliffs of Moher não decepciona. Mesmo os mais inexperientes podem fazer o caminho, mas com atenção às passagens mais estreitas. No Verão, o fim do passeio pode ser brindado com bons goles de tradicional cerveja irlandesa.


Veja também: como viajar de trem pela Europa.

 

4- Rota do Descobrimento (Bahia)

viajar de bicicleta

Viajar de bicicleta na praia? Isso existe? Na Bahia sim e é um passeio belíssimo. São 120 km passando pelos areais de Cumuruxatiba, Corumbau, Caraíva, Curuípe e Trancoso. O percurso relembra a chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, por isso recebe esse nome. A atenção deve ser redobrada em certos horários para evitar um encontro desagradável com a maré cheia.


 

5- Sicília (Itália)

viajar de bicicleta

Como nem só de trilhas complicadas a vida de um cicloviajante é feita, colocamos um pouquinho mais de emoção. Vai uma voltinha na “boca” de um vulcão adormecido? Isso é possível na Itália. O passeio é relativamente uniforme comparado com o que já mostramos aqui, mas cuidado para não acordar o Etna!


 

6- Amsterdã (Holanda)

viajar de bicicleta

Essa não poderia faltar! Amsterdã é famosa em todo mundo justamente pela sua “população” de magrelas. Como não poderia deixar de ser, tem trajetos e estacionamentos específicos para quem faz uso desse meio de transporte. Pode ser um destino para iniciantes, aqueles que começam a curtir a ideia de viajar de bicicleta ou para quem só quer um passeio mais tranquilo mesmo.


 

7- Utah (Estados Unidos)

viajar de bicicleta

Os que já escolheram o mountain bike como especialidade precisam conhecer Utah, uma referência em cenários para essa prática. Possui desde trechos mais “fáceis” até aqueles que ficam à beira de penhascos e que até dão arrepios na espinha só de pensar. Quem não quer saber de passeio molezinha terá muito o que fazer aqui.


Veja mais sobre como viajar barato aqui! 

 

8- Chapada dos Veadeiros (Goiás)

viajar de bicicleta

Mais uma rota no Brasil para encantar com as nossas belezas naturais. Pelo caminho, você encontrará cachoeiras, rochas nas formas e cores mais inusitadas, cânions, minas. Enfim, um belo visual não faltará permeando a trilha. Alguns trechos podem ser feitos à pé, inlclusive, dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.


 

9- Annapurna (Nepal)

viajar de bicicleta

Se você está procurando uma vista fantástica, tem que subir a Annapurna, décima montanha mais alta da Terra. Viajar de bicicleta por essa formação rochosa proporciona um visual belíssimo do Monte Everest. Para isso, reserve tempo e disposição porque o passeio completo dura em torno de 15 dias e vai te levar a mais de 4 mil metros de altitude.

 

 

10- Rio - Friburgo (Rio de Janeiro)

viajar de bicicleta

Subir a serra fluminense é uma outra boa pedida de roteiro para viajar de bicicleta no Brasil. Pelo caminho, além de subidas exigentes, você encontra as encantadoras cidade de Petrópolis e Teresópolis, que guardam charme e muita história. A estrada conta com duas faixas que tornam a viagem mais segura para ciclistas e motoristas, diminuindo a chance de colisões.

 

Uma mão nas duas rodas

Preparação é fundamental para viajar de bicicleta. É preciso prever mais ou menos que cenários serão enfrentados e as condições do terreno. Para isso, existem ferramentas específicas que dão informações sobre as melhores rotas. Confira e coloque nos seus favoritos.



Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar