Viajar de avião: veja quantos quilos se pode levar e quais itens

Esclareça suas dúvidas sobre viajar de avião: conheça os limites de bagagem, itens proibidos e o processo necessário para embarcar com seu pet.

Viajar de avião: veja quantos quilos se pode levar e quais itens
Conheça os itens proibidos para embarque, limites e transporte de pets

Viajar de avião é sempre um dilema e, mesmo para os mais experientes nos trajetos, trâmites e regras gerais, a frequente atualização das mesmas entre as companhias aéreas acaba gerando dúvidas e, muitas vezes, prejuízos e dores de cabeça pela falta de informação. Veja quais são os itens proibidos para embarcar no Brasil e exterior, bem como os limites de bagagem e processo para viajar com seu pet.

As 7 coisas que você nunca deve levar na bagagem de mão

Quais itens são proibidos ao viajar de avião?

Viajar de avião, seja em território nacional ou destino internacional sempre gera dúvidas quanto às permissões de cada companhia aérea e também especificações da ANAC e Ministérios responsáveis pela regularização de cada item com algum caráter restritivo.

Por regra geral, conforme portaria 676 da Agência Nacional de Aviação Civil, alguns itens são proibidos, tanto na bagagem de mão quanto despachada, sendo eles: dispositivos de alarme; armas de fogo para quaisquer finalidades; material pirotécnico (incluindo fogos de artifício); gases de qualquer natureza (inflamáveis, não inflamáveis ou venenosos), bem como itens movidos à gás, como lanternas; líquidos e sólidos inflamáveis, como combustível para isqueiros, fósforo, entre outros; materiais oxidantes, como descolorantes, pó de cal e peróxidos; inseticidas, arsênio e demais substâncias venenosas; material radioativo ou corrosivo, como mercúrio, ácidos ou alcaloides; agentes biológicos, como vírus ou bactérias; produtos perecíveis contendo gelo em seu interior; e quaisquer tintas, inclusive as serigráficas.

Para voos internacionais, é importante frisar que alguns países proíbem o transporte de alimentos não industrializados e/ou frescos em seus territórios. Como exemplo, países como os Estados Unidos e a Austrália barram a entrada de uma grande quantidade de espécies de frutas, legumes, verduras e produtos de origem animal. Na União Europeia a restrição se mantém, caso os produtos sejam provenientes de países terceiros.

Nestes casos, informe-se no site do governo ou ministério da agricultura de cada país de destino sobre tais limitações.

GANHE UMA VIAGEM

Embarque com animais

Outra dúvida bastante frequente de quem pretende viajar de avião com seu companheiro de estimação é em relação ao transporte dos mesmos. Uma vez que o Brasil consta na lista de países com casos de raiva em animais, a rigidez para o transporte aéreo é bastante complexa, mesmo para voos nacionais. Veja o que é necessário:

Voos nacionais: para voar com seu pet dentro do Brasil será necessário ter consigo um certificado válido de vacinação antirrábica contendo todos os dados do medicamento (laboratório, tipo e número da ampola). Com a carteirinha de vacinação em dia (aplicada há, pelo menos, 30 dias antes da viagem e menos de um ano do embarque), o viajante deverá providenciar com o veterinário particular (registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem do animal) um Certificado Sanitário, atestando a boa saúde do animal e condições adequadas para a viagem.

Voos Internacionais: nas viagens internacionais, o processo é um tanto mais rígido. Para embarcar seu cão ou gato será necessário identifica-lo com um microchip, regularizar sua vacinação antirrábica (da mesma maneira que nos voos nacionais) e, em grande parte dos países fora do Mercosul será necessário submeter o animal à um exame de sorologia, certificado por institutos credenciados internacionalmente (como o Instituto Pasteur), atestando que o animal possui imunidade suficiente para ingressar no país. Haverá também a necessidade de deixa-lo em quarentena durante 90 após o exame e, findo o prazo, o tutor deverá emitir, junto à uma unidade da Vigiagro no aeroporto de partida, um Certificado Zoosanitário Internacional, bem como atestado de saúde do veterinário particular.

Grande parte das companhias aéreas permite a viagem de animais de companhia na cabine, junto à seus donos. No entanto, é importante informar-se em cada uma delas quanto às restrições de tamanho e peso das caixas de transporte e custos para embarca-los. Em geral, para serem levados na cabine, os animais dentro das caixas não podem exceder 8kg e devem ser acomodados por baixo do banco do passageiro.

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!

Limite de Peso e Bagagem

Atualmente, as regras para viajar de avião são bastante claras e quase unânimes entre todas as companhias quanto aos limites de peso e bagagens. Em voos nacionais, é possível embarcar com uma bagagem de mão com até 5kg e ainda uma mala de porão, com peso máximo de 23kg.

Nos voos internacionais, estes limites sobem para duas bagagens de porão, com até 32kg cada e uma mala de mão, variando entre 8kg a 10kg e, em alguns casos, permitindo o excesso com uma taxa – razoavelmente elevada – em acréscimo. Algumas empresas, como a Ibéria não estipulam limites de peso para as bagagens de mão, desde que estas não excedam as dimensões impostas e não representem riscos.

Entretanto, atualmente encontram-se em análise algumas propostas realizadas pela Anac, sendo uma delas a que reduz e limita os pesos e quantias de bagagem em voos nacionais ou internacionais. Com a justificativa de abrir portas para companhias aéreas menores e reduzir os custos das viagens, a Anac propõe a redução da franquia de bagagens de 32kg para 23kg em cada uma das duas malas em voos internacionais e, em destinos nacionais, o passageiro terá direito a apenas uma bagagem de mão de até 10kg, ficando a cargo da companhia aérea permitir ou não o embarque de mais um item no porão.

A proposta ficará em audiência pública durante 30 dias e estará, no dia 8 de Abril, em um debate em sessão presencial para avaliar as condições.

Ganhe um tablet para aprender inglês online e conversar sem medo nas viagens internacionais.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar