Como enfrentar uma viagem longa na classe econômica

Inchaço nos pés, olhos ressecados, dor de cabeça, desconforto - são vários os dramas de quem viaja na classe econômica. Descubra como fazer uma boa viagem.

Como enfrentar uma viagem longa na classe econômica
Dá para encarar horas de voo com planejamento e organização

Enfrentar horas de voo pode ser estressante, ainda mais se estiver na classe econômica. Apesar das poltronas serem – em sua maioria – confortáveis, o espaço entre os assentos é pequeno, a reclinação é pouca e o serviço de bordo é precário. Pra completar o cenário, o ar-condicionado do avião e o inchaço provocado pela altura tornam a viagem ainda mais cansativa.

Apesar das desvantagens o preço da classe econômico é atraente e acessível, e por isso esse é o lugar preferido dos passageiros. Se vai viajar a longas distâncias e já está nervoso pensando no estresse confira essas dicas para tornar a viagem mais confortável.

Dicas para viajar na classe econômica

Para enfrentar horas de voo sem estresse é preciso se organizar com antecedência. Alguns procedimentos simples já ajudam a tornar o momento mais tranquilo, mas é importante checar antes da viagem informações sobre o voo, como duração da viagem, serviço de bordo e bagagem de mão.

1. Leve refeições

Mesmo que o serviço de bordo esteja incluso leve alguns petiscos para beliscar durante a viagem. As refeições só são servidas em períodos determinados pela companhia aérea, e você pode sentir fome nos intervalos. Além disso, muita gente reclama do sabor da comida servida no avião, e levar os lanches evita que você passe a viagem toda de barriga roncando.

Dê preferência para alimentos leves, como frutas, sanduíches naturais e mix de castanhas e chocolates, e evite coisas “difíceis” de comer, pois podem aumentar o desconforto do espaço entre as poltronas. Comidas gordurosas e de cheiro forte devem ser banidas da viagem, pois além de difícil digestão podem incomodar outros passageiros.

2. Hidrate-se

Manter-se hidratado aumenta a disposição durante o voo, e o ar-condicionado do avião é um dos maiores responsáveis por causar danos à pele, aos lábios e à saúde. Beber água durante toda a viagem pode até te obrigar a ir ao banheiro mais vezes, mas também fará com que você se sinta mais confortável.

Leve também uma necessaire com alguns itens básicos de hidratação, como creme para as mãos, protetor labial, colírio e soro fisiológico para o nariz. Escova de cabelo, creme e pasta de dentes e desodorante podem completar o espaço e evitar aborrecimentos durante a viagem.

3. Roupas confortáveis

Vista-se adequadamente. Por mais que esteja louca para usar o vestido novo lembre-se que enfrentará horas de viagem numa mesma posição e com o clima oscilando. A revista americana Condé Nast Traveler sugere cashmere e moletom, de preferência de cor escura, e orienta os passageiros a sempre usar meias. Meias de compressão para evitar o inchaço também são bem vindas.

Sapatos muito fechados, como botas, não são recomendados. No lugar deles dê preferência para sapatilhas e alpargatas, por exemplo. Lenços, luvas e toucas podem fazer a diferença para quem sente muito frio, mas casacos pesados dificultarão a vida dos passageiros ao lado da sua poltrona e a sua caso queira tirar.

4. Acessórios úteis

Alguns itens são indispensáveis na busca pelo conforto no avião. Estamos falando de almofadas para pescoço, fones de ouvido e tapa-olhos, essenciais caso você planeje dormir durante o voo.

A almofada pode ser inflável para economizar espaço na bagagem de mão, mas um travesseiro de pescoço adequado com certeza trará mais conforto. Quanto ao fone de ouvido, apesar das companhias aéreas fornecerem durante o voo vale a pena levar os seus ou comprar modelos que abafam o som externo. Seu sono agradece.

5. Entretenha-se

Uma hora ou outra você vai acabar se entediando, o que aumenta muito o estresse durante a viagem. E mesmo que esteja em um voo noturno não conte com a ideia de que vai dormir durante o trajeto inteiro.

Leve na bagagem de mão coisas que possam distrai-lo e tornar a viagem mais interessante, como livros, tablets com filmes e séries, desenhos para colorir de adultos ou materiais de estudo. Pense no que estaria fazendo se estivesse em casa durante o período em que estiver viajando e procure reproduzir para sua viagem.

6. Evite consumo de álcool

Mesmo que a equipe de bordo ofereça bebidas alcoólicas no início da viagem não vale a pena aceitar. O consumo de álcool não é recomendado antes e durante viagens longas, pois a pressão na cabine do avião é menor do que na terra e o efeito da bebida será sentido mais rápido e com mais intensidade.

Isso significa que mesmo que você tenha tomado apenas uma cerveja antes de decolar você sentirá como se tivesse bebido muito mais, pois a redução na pressão diminui a capacidade do corpo de absorver oxigênio. Será desconfortável para você e para os outros passageiros, e ainda nem estamos falando da sensação de ressaca.

7. Atenção à bagagem de mão

As companhias aéreas têm regras para a bagagem de mão, que no geral podem ter no máximo cinco quilos e 115 centímetros. Vale colocar nela tudo que possa tornar o voo mais confortável, como celular, máscara de dormir, fones de ouvido e tablete, mas com bom senso – afinal ninguém quer viajar ao lado de alguém que toda hora mexe na bolsa, não é?

Pense em tudo que usará durante o voo e deverá ficar com fácil acesso. Dê preferência para bolsas e mochilas “molinhas”, pois as duras são mais difíceis de guardar e quando colocadas embaixo da poltrona reduzem o espaço para os pés.

Singapore Airlines

Melhores companhias aéreas para voos longos

O site AirlineRatings.com, que faz resenhas de companhias aéreas, listou em 2015 as dez melhores companhias aéreas para longas viagens na classe econômica. Nenhuma brasileira entrou no ranking.

Os critérios para seleção foram distância de 31 a 34 polegadas entre os assentos, poltronas que reclinam pelo menos seis polegadas, serviço de bordo com múltiplas refeições e bebidas de cortesia, com serviço de bar completo, entretenimento de bordo, cobertores e travesseiros. São elas:

1. Air New Zeland
2. Cathay Pacific Airway
3. Etihad Airways
4. EVA Air
5. Japan Airlines
6. Korean Air
7. Qantas Airways
8. Qatar Airways
9. Singapore Airlines
10. Thai Airways

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar