6 vezes em que fazer o bem lhe traz benefícios

Fazer boas ações pode ser benéfico não apenas para quem recebe a ajuda, mas para quem a realiza, de forma prática ou subjetiva. Confira alguns desses casos.

6 vezes em que fazer o bem lhe traz benefícios
Fazer o bem literalmente faz bem

Quem em algum momento da vida já praticou alguma ação solidária sabe como é gratificante e prazeroso poder ajudar outra pessoa que necessita. A ciência já provou que de fato existem reações físicas após um ato solidário, mas mais que isso, queremos mostrar que existem reações e resultados práticos e positivos também na vida de quem faz o bem.

Fazer o bem definitivamente faz bem e de forma geral cria uma corrente de ações positivas que só se multiplicam. A ciência e a rotina já ensinaram, mas viemos aqui lembrar algumas situações em que fazer o bem traz também benefícios práticos na vida de quem o fez.

Quando fazer o bem também traz benefícios

Ajudar nunca é demais e na maioria das vezes é positivo para os dois lados. Portanto, lembre-se também dos aspectos positivos que atingem a sua vida quando for realizar uma ação solidária.

1. Doar sangue

Ainda que a cada ano cresça o número de doadores no país é ainda crescente a necessidade dos hemocentros do Brasil. As bolsas de sangue são essenciais em tratamentos e cirurgias de diversas naturezas e pode salvar vidas. Além de um ato de extremo carinho e cuidado com o próximo, colaborando no tratamento de diversos tipos esse ato pode também lhe beneficiar, já que todo funcionário que falte ao trabalho por esse motivo tem direito a esse dia de folga, conforme legislação.

2. Trabalho voluntário

Muitas instituições sem fins lucrativos dependem exclusivamente do auxílio voluntário das pessoas para existir.

Realizar atividades voluntárias, sejam elas complexas ou não, sejam por dias seguidos ou algumas horas, não apenas fortalece o espírito de solidariedade, como também acaba valendo como experiência profissional. Vide que muitas pessoas trabalham na própria área de estudos de forma voluntária.

3. Trabalho voluntário internacional

Assim como entidades brasileiras, são muitas as ONGs pelo mundo - especialmente as grandes - ou até mesmo pequenos projetos em locais remotos, que recrutam voluntários por todo mundo para colaborar.

Além de toda experiência do trabalho, há ainda a vivência com novas culturas, o aprendizado de um novo idioma e às vezes até mesmo a possibilidade de conhecer lugares novos e turísticos.



4. Doar alimentos perecíveis

Quando alguma ação solicita doação de alimentos perecíveis, o intuito é fazer com que aqueles produtos possam ir pra qualquer lugar sem muitos problemas com conservação e armazenamento, a fim de que qualquer pessoa possa recebê-los sem riscos.

Muitos shows beneficentes, exposições, e tantas outras ações, solicitam que os espectadores troquem alimentos perecíveis por ingressos. Neste caso uma pequena doação pode ainda lhe render uma experiência incrível com artistas que admira.

5. Colaborar em crowdfunding

O termo crowdfunding surgiu há poucos anos e já é uma prática famosa entre artistas independentes, startups e pequenos empreendedores.

Através de uma plataforma online, projetos podem ser colocados à disposição para que qualquer pessoa colabore com determinados valores, em troca de recompensas diversas oferecidas.

Ao colaborar com projetos expostos em sites de crowdfunding, você não apenas fortalece ideias inovadoras como recebe em troca recompensas - que em muitos casos são exclusivas - além de se sentir parte de algo maior ou útil a outras pessoas.

6. Praticar boas ações

Ajudar uma pessoa idosa ou deficiente a atravessar a rua, dar água a algum trabalhador, ajudar a empurrar um carro com problemas, ou a carregar algo que pareça pesado para alguém: são muitas as pequenas ações diárias que podem mudar o dia de uma pessoa.

Há estudos que afirmam que ao praticar um ato solitário o cérebro libera endorfina e assim gera sensação de felicidade, por isso muito se diz sobre a ação de solidariedade fazer mais bem a quem pratica do que a quem recebe. Esse tipo de ação faz bem também ao coração e ao sistema imunológico, além de aumentar a expectativa de vida.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar