Os 10 vestibulares mais difíceis do Brasil

Estudar nas melhores instituições também acarreta os vestibulares mais difíceis do Brasil, uma vez que a concorrência e rigidez são sinônimos de qualidade.

Os 10 vestibulares mais difíceis do Brasil
Veja quais são os vestibulares mais difíceis do Brasil em concorrência e rigidez.

A expectativa de melhores salários, segurança na carreira ou simples realizações pessoais fazem com que o sonho de ingressar em uma universidade esteja cada vez mais nos brasileiros. No entanto, nas melhores instituições também estão presentes os vestibulares mais difíceis do Brasil, e é então que muito tempo de preparo é necessário.

As opções são variadas em cursos e regiões do país e, com tanta variedade surgem diferenças entre as universidades, onde algumas ganham destaque em meio as outras nos quesitos investimento em infraestrutura, professores mais capacitados ou até mesmo por estarem mais próximas de grandes centros. Essas situações acabam por atrair mais alunos e candidatos em suas provas, os quais prezam pela qualidade de produção científica, inovação, empregabilidade de novos formandos e até do destaque que os alunos da universidade têm no cenário internacional.

Veja quais são essas instituições que, devido a rigidez do processo de seleção e concorrência, são consideradas as detentoras dos vestibulares mais difíceis do Brasil.

As melhores faculdades para ganhar dinheiro

Os vestibulares mais difíceis do Brasil

Como resultado desse reconhecimento e da maior procura dos candidatos, os vestibulares mais difíceis do Brasil apostam em processos seletivos complexos a fim de filtrar da melhor maneira possível os inúmeros candidatos à vaga. Veja quais são as dez universidades mais difíceis de se ingressar, seja pela concorrência, pela extensão dos processos seletivos ou pela nota de corte exigida.

1. ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Esse é um caso onde o que conta não é somente o número de inscritos, mas a dificuldade aplicada nas provas. O ITA já foi, em diversos levantamentos, considerado uma das instituições de mais difícil acesso do mundo. E faz jus à fama, aplicando 4 etapas de provas focadas nas disciplinas de física, matemática e química, realizadas em dias distintos e mais uma de línguas. O candidato deve atingir nota mínima em todos os exames para obter uma classificação. No último levantamento haviam cerca de 150 mil candidatos disputando 150 vagas.

2. USP - Universidade de São Paulo

A USP é uma das maiores universidades do país, referência em diversos setores profissionais no Brasil e no mundo. Seu processo seletivo é realizado através da Fuvest, Fundação Universitária para o Vestibular e dividido em duas etapas. Por conta de sua excelência em diversas áreas recebeu mais de 140 mil inscrições no último ano, tornando-a uma das mais concorridas instituições da lista e um dos vestibulares mais difíceis do Brasil.

3. UNESP - Universidade Estadual Paulista

A UNESP se destaca como uma das universidades mais procuradas e com excelente qualidade de ensino, oferecendo um dos melhores cursos de Medicina do país e batendo recordes de inscrições no último ano, tendo recebido mais de 103 mil candidatos.

4. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

A UNICAMP é uma das universidades mais concorridas do interior do Estado de São Paulo, oferecendo quase 70 cursos de alta reputação em diferentes áreas e que abrigam mais de 17 mil estudantes. Cerca de 78 mil candidatos procuraram a universidade no último ano.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

5. UnB – Universidade de Brasília

Conta com excelentes cursos de graduação e com um renome que atrai candidatos, uma vez que conta com ótimos programas de assistência aos alunos. Outro destaque da universidade é a CESPE, uma das maiores instituições organizadores de concursos públicos do país.

6. UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Também com um dos mais concorridos cursos de Medicina do país, a UFGM também oferece outros excelentes cursos de graduação e está entre as 10 melhores do país a nível federal. No último levantamento, o vestibular para ingressar nesta instituição atingiu a marca de 176 mil inscritos.

7. PUC-RJ - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mesmo sendo uma universidade particular, a PUC-RJ ganha destaque em qualidade, estando entre as 20 melhores instituições do país e, por consequência, é também uma das mais concorridas e dona de um dos vestibulares mais difíceis do Brasil, com seus candidatos disputando vagas oferecidas em mais de 130 áreas diferentes.

8. PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

A PUC São Paulo também não fica atrás, uma vez que oferece diversos campus pelo Estado e ganha destaque por oferecer um hospital universitário, o que acaba tornando-a muito atrativa e concorrida para aqueles que procuram formação nas áreas da saúde.

As 10 melhores universidades do mundo

9. UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

A universidade mais procurada do sul do país, oferece a garantia de qualidade e renome em seus cursos, sendo também considerada a quinta melhor do país. No último ano, a universidade contou com 38.424 candidatos aptos para concorrer as 4.017 vagas em 91 cursos de graduação.

10. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Entre as mais concorridas, a UFRJ é também a segunda melhor universidade do país, atrás apenas da USP. Possui 29 unidades, as quais que oferecem mais de 139 cursos de graduação, obtendo também destaques e competitividades pelos cursos de Mestrado e Doutorado. No último levantamento, a instituição contou com mais de 139 mil inscritos.
 

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar