Vestibular UFSCar: como funciona

Pretende prestar o Vestibular UFSCar? Veja como funciona o processo seletivo para entrar nesta Universidade, o sistema de cotas e os cursos mais concorridos.

Vestibular UFSCar: como funciona
Veja como é o processo seletivo para entrar na UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos está entre as melhores Universidades do país. Ela foi considerada a 12ª melhor Universidade pelo MEC de acordo com a nota do ENADE 2014 (publicada no fim de 2015) e a 14ª melhor do país de acordo com o CWUR (Center for World University Rankings). Confira no artigo como é o processo seletivo para entrar na instituição e quais são os cursos mais concorridos no Vestibular UFSCar.

Como é o vestibular UFSCar

Desde o ano de 2011, a UFSCar aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SiSu) e não realiza mais provas de Vestibular UFSCar, utiliza o Exame Nacional do Ensino médio como forma única de seleção dos alunos. Os interessados em estudar na Federal de São Carlos em 2017 deverão prestar o Enem em 2016, pois a nota utilizada para ingressar no ensino superior através do SiSu deve ser da última edição do Exame, não se pode utilizar a nota de anos anteriores.

Saiba como se concentrar nos estudos com estas táticas

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora


Enem 2016A UFSCar não se responsabiliza pelas inscrições nem do Enem nem do SiSu, o aluno precisa ficar atento às datas de inscrição e realização do exame e seguir as recomendações do Ministério da Educação (MEC) para escolher a UFSCar como instituição pretendida. As inscrições para ingresso no SiSu em 2016 aconteceram entre 11 e 14 de janeiro.

As Datas de Inscrição e Realização das provas do Enem 2016 ainda não foram divulgadas pelo MEC, que é o responsável pelo exame, porém assim que forem definidas as datas, elas serão divulgadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tendo como base a realização do exame nos anos anteriores, o Enem de 2016 deverá ser realizado entre outubro e novembro, mas é preciso aguardar a oficialização do Inep.

Sistema de Cotas

Na UFSCar, 50% das vagas são reservadas aos estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino. Metade dessas vagas reservadas são separadas para estudantes que têm renda bruta igual ou menor a 1,5 salário mínimo per capita. Nos critérios de seleção para alunos cotistas, além da menor renda também é aplicada a reserva para estudantes que se autodeclaram como pretos ou pardos (34,7% das vagas), na forma definida no regulamento.

Se preparando para uma prova? Saiba como fazer uma redação perfeita

Cursos mais concorridos

A UFSCar conta com 2873 vagas de ensino superior em 63 opções de cursos de graduação presenciais, distribuídas entre seus quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. Desde que a instituição abandonou o Vestibular UFSCar e passou a utilizar o SiSu como forma de ingresso dos alunos à Universidade como sistema único, já não há a divulgação de quantos candidatos por vaga cada curso da Universidade teve. É possível, entretanto, apontar outros dados:

Cursos mais concorridos do Sisu em 2015 e a média da relação candidato/vaga

O MEC aponta uma média da relação candidato/vaga dos cursos mais procurados pelos inscritos no SiSu em todas as universidades participantes do programa.  Veja o resultado:

  • Medicina: 120,46 candidatos por vaga
  • Direito: 67,86
  • Psicologia: 63,87
  • Engenharia Civil: 58,53
  • Nutrição: 50,33
  • Administração: 48,23
  • Enfermagem: 46,87
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 44,79
  • Educação Física: 42,73
  • Pedagogia: 34,6]

Uma boa notícia para quem deseja ingressar na UFScar: a universidade não está entre as mais concorridas pelos alunos inscritos no SiSu 2015, isso quer dizer que a concorrência para entrar na faculdade pode ser menor para alguns cursos. A Universidade mais concorrida para entrar com base no SiSu é a Federal de Minas Gerais (UFMG). Para se ter uma ideia: antes de entrar com o sistema de seleção unificada, a concorrência para o curso de medicina no Vestibular UFSCar era de 172,58 candidatos por vaga (dados de 2010), agora é de 120,46 por vaga (geral/2015). 

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar