Vestibular da Unip é difícil?

Entre as universidades mais bem respeitadas pelos empregadores e com cursos de reconhecimento, conheça os detalhes para inscrever-se no vestibular da Unip.

Vestibular da Unip é difícil?
A Universidade Paulista está entre as instituições mais respeitadas entre os empregadores.

Quem está ingressado no mundo dos vestibulares certamente já ouviu falar ou já cogitou a respeito do vestibular da Unip. A Universidade Paulista ganha destaque entre os vestibulandos, principalmente pela ampla oferta de unidades por todo o Estado de São Paulo e por Estados como Goiânia, Manaus e o Distrito Federal.

Entretanto, este não é o único fator que atrai os vestibulando, pois a Universidade Paulista já teve muito de seus cursos classificados entre os melhores do Estado, como é o caso de Ciências Contábeis, que ficou entre os 10 melhores.

A universidade ainda faz parte do ranking das universidades mais bem respeitadas pelos empregadores, fazendo frente até mesmo a algumas instituições federais.

Como funciona o vestibular da Unesp?

Como a maioria das universidades, o vestibular da Unip procura avaliar os candidatos na amplitude de seus conhecimentos gerais, referente ao conteúdo do ensino médio. As provas são constituídas de uma redação em Língua Portuguesa e de 25 (vinte e cinco) questões multidisciplinares, porém sua metodologia de avaliação é diferenciada.

O primeiro ponto a ressaltar é a possibilidade de se realizarem provas agendadas, nessa modalidade é o próprio candidato quem escolhe a melhor data e horário para realização da prova, dentro da agenda permitida pela universidade. A prova é feita através de computadores que irão apresentar uma avaliação individual a cada candidato e serão realizadas nos laboratórios de informática existentes na própria instituição. Os exames podem ser agendados com até 24 horas de antecedência através do site da Unip, pelo telefone ou pessoalmente na secretaria da universidade e o resultado é disponibilizado 48 horas após a realização da prova.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Aqueles que optarem por realizar a prova tradicional dispõem de múltiplas datas à escolha. A Unip usa como metodologia a distribuição das vagas em quatro etapas, ou seja, são disponibilizadas diversas datas em quatro fases; cada uma tem disponível 25% das vagas e mais as remanescentes das fases anteriores quando aplicável e, no caso de não serem totalmente preenchidas, ao final da quarta fase a universidade pode optar pela realização de novas provas.

O candidato que for aprovado em alguma das provas está desobrigado a realizar os testes subsequentes. Aqueles que tenham realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos três anos também tem a possibilidade de usar sua classificação como forma de ingressar na universidade.

A Unip aceita a prova do ENEM como substituição ao seu processo seletivo em um sistema de equivalência de pontos e algumas limitações como a nota de redação. Segundo a própria universidade, “o candidato que apresentar nota de redação menor que 300 (trezentos), numa escala de 0 (zero) a 1.000 (mil), deverá, obrigatoriamente, realizar a Prova Tradicional ou por Agendamento”.

Doutorado vale a pena? Saiba para quem é indicado

Calendário

O vestibular da Unip, assim como a grande maioria das universidades, apresenta duas épocas de processo seletivo: o vestibular de Inverno e o vestibular de Verão.

As datas não são iguais em todos os anos, assim como as vagas disponibilizadas. As provas do vestibular de verão costumam acontecer nos últimos quatro meses do ano, podendo se estender ao mês de Janeiro. O vestibular de inverno também se utiliza do sistema de múltiplas datas, tendo início normalmente nos meses de Abril e Maio. Durante a última consulta não haviam novas datas disponíveis para provas no site da universidade.

Entenda a diferença entre mestrado profissional e acadêmico

Custo e Concorrência

O custo da inscrição para o vestibular da Unip foi de R$ 40 na última edição, porém o candidato poderá isentar-se dessa taxa fazendo a inscrição pela internet ou solicitando a isenção quando a fizer pessoalmente.

A Universidade Paulista oferece uma grande gama de cursos em diversas áreas, onde destacamos os de maior concorrência, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Desenho Industrial.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar