Vestibular da Unesp 2017: pedidos de isenção já podem ser feitos

Conheça os custos, datas e metodologia adotada para o vestibular da Unesp e candidate-se a uma vaga em uma das melhores universidades do país.

Vestibular da Unesp 2017: pedidos de isenção já podem ser feitos
Entre as melhores faculdades do Brasil, a Unesp oferece duas edições para os vestibulares

Todo estudante que tem o sonho de ingressar em uma universidade busca avaliar qual a melhor opção que lhe ofereça oportunidades compatíveis com sua futura carreira. Para isso, se há tempo de preparo, empenho e desejo de um nome de peso em seu currículo, o vestibular da UNESP (Universidade Estadual Paulista) se destaca entre as maiores universidades públicas do estado de São Paulo. Veja como funciona o processo de seleção para novos estudantes.

Como funciona o vestibular da Unesp?

Assim como a maioria das universidades, o vestibular da Unesp procura avaliar os candidatos primeiramente de uma forma geral em todos os conhecimentos, sendo tal avaliação aplicada pela entidade VUNESP, dividida em duas etapas.

A primeira é composta por uma prova de conhecimentos gerais a ser aplicada em um único dia, contendo cerca de 90 testes que englobam matérias como português, história, geografia, inglês, matemática, física, química e biologia, filosofia e sociologia. Para essa fase é importante que o candidato se prepare com mais ênfase nas matérias que não possua muita afinidade para garantir uma boa nota classificatória.

Confira quais cursos da Unesp são os mais concorridos

A segunda etapa é dividida em dois dias de aplicação, sendo eles compostos por 36 questões discursivas e uma redação, ao todo. A fase se constitui por questões específicas, de modo a avaliar o conteúdo individual das áreas de cada curso. O primeiro dia da segunda etapa é composto por 24 questões que englobam, por exemplo, 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática; no segundo dia são aplicadas 12 questões de linguagens e a redação.

Pedido de isenção e desconto

De hoje (01/09) até o dia 08 de setembro a Universidade recebe os pedidos de isenção e desconto na taxa de inscrição do vestibular 2017. Podem concorrer à gratuitade estudantes de rede pública ou bolsistas da particular que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até 03/02/2017. Também podem tentar os alunos do EJA (Educação de Jovens Adultos) que moram ou estão vinculados a uma instituição de ensino de SP; e também candidatos que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário-mínimo por pessoa.

Já o desconto de 50% pode ser pedido por candidatos matriculados no ensino médio ou curso pré-vestibular que tenham remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos ou que estejam desempregados.

Para fazer a solicitação é necessário preencher o formulário online, imprimi-lo e entregá-lo até dia 08 de setembro por Sedex ou outro tipo de correspondência com aviso de recebimento, assim como os documentos relacionados do Edital de Isenção e Desconto. A lista de beneficiados deverá ser publicada no dia 04 de outubro (isenção) e 10 de outubro (desconto).

Classificação

Durante a primeira fase de aplicação das provas, onde são avaliados os conhecimentos gerais, todas as questões têm mesmo valor na avaliação e a essa etapa pode ser atribuída a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É importante que o candidato obtenha nota mínima em qualquer uma das avaliações para que consiga se classificar; o candidato que não obtiver nota mínima nas provas de habilidades da segunda etapa será automaticamente desclassificado.

Calendário

O vestibular da Unesp costuma ocorrer em duas edições, sendo os vestibulares de Inverno e os de Verão. Veja como funcionam as datas de ambos os períodos:

  • Pedido de isenção e descontos: de 01 a 09 de setembro
  • Inscrições: de 12 de setembro a 10 de outubro
  • Primeira fase: 13 de novembro
  • Segunda fase: 18 e 19 de dezembro

Custo e Concorrência

O custo da inscrição para o vestibular da Unesp está em torno de R$ 155, porém a universidade divulga diversas modalidades de isenção, como para alunos vindos de escolas públicas, os quais podem pagar apenas 25% do valor total da inscrição, ficando assim em R$ 38,75.

Os cursos da universidade estão entre os melhores do país e, sendo assim, são bastante concorridos. Entre os mais difíceis de se conseguir uma vaga está o vestibular para Medicina, curso que apresentou na última edição uma taxa de concorrência de 243,8 candidatos por vaga. Já o curso de Engenharia Civil, com as provas aplicadas no meio do ano, ficou com a marca de 48,4 candidatos por vaga.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar