Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Venda de veículos: novos caem, usados sobem

A performance nas vendas de veículos como motos, carros e caminhões apresenta cenários distintos para modelos novos e usados. Veja o que melhorou e o que piorou em relação a 2015

Vendas de veículos caem no geral

O ano de 2016 vem se confirmando como uma temporada de aprofundamento da recessão econômica brasileira. A maioria dos indicadores de consumo vêm apresentando queda, e no mercado automotivo a situação não é diferente. De acordo com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), se comparado com o acumulado do ano até agosto com 2015, o ano de 2016 registra queda de 27% na quantidade de veículos novos financiados. Para os usados, o percentual de queda é menor, 6%.

Em números brutos, temos, no montante de financiamentos ao longo do ano, um total de 1,17 milhão de carros novos emplacados, e 1,87 milhão de usados com novos donos.

Perspectivas para o mercado automotivo

Os números de agosto, para os veículos novos, também representam queda em relação ao mesmo mês do ano passado. No total, foram financiados 415.548 veículos, entre caminhões, motos e carros. Desse total, 155.107 foram de veículos novos, uma quantidade 18,4% menor do que fora negociado em agosto de 2015. Já o número de veículos usados, 260.441, registrou aumento se comparado ao mesmo mês do ano passado de 7%.

O consumidor, no entanto, parece ainda ter no financiamento de veículos uma opção que não é majoritária. Do total de vendas, 27% foram feitas nessa modalidade, para novos e para usados.

Com o desemprego atingindo mais de 12 milhões de brasileiros, o cenário é ainda pouco animador, pelo menos para esse ano. Segundo o boletim Focus, a expectativa é de que o Brasil só volte a apresentar melhor performance na economia em 2017, quando o dólar deverá subir num ritmo menor, assim como a taxa Selic, que deverá reduzir a marcha de crescimento no próximo ano.

Venda de carros predomina

De todos os veículos financiados no mês de agosto, 80% deles são de carros de passeio. Esse total, de 334.493 unidades, é 18% menor para os novos, e 7% maior para os usados, se comparado com o mesmo período do ano passado. Já para as motos, também foi registrada queda significativa no número de financiamentos ao longo do ano.O total de 64.177 unidades vendidas até agora em 2016 é 15% menor do que o acumulado para o mesmo período de 2015.

Assim como os carros, a venda de motos novas financiadas foi menor em relação a 2015, com 54.342 motos emplacadas, 18% a menos, e de 9.835 usadas, que representam percentual 9,8% maior.

Cadastre-se e ganhe um serviço mecânico GRÁTIS na Porto Seguro.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.