Vantagens e desvantagens de comprar uma casa de praia

Ter um lugar próprio para passar as férias e os feriados com a família é o sonho de muita gente. Conheça mais sobre comprar uma casa de praia.

Vantagens e desvantagens de comprar uma casa de praia
Está na dúvida? Veja dicas antes de comprar uma casa de praia

Depois de comprar um apartamento ou uma casa para toda a família, o próximo sonho de muita gente é comprar uma casa de praia para aproveitar todas as férias e feriados. A vontade de ter um lugar próprio, longe da confusão da cidade e que seja a cara da família faz com algumas pessoas procurem investir em um imóvel de veraneio.  

Um local com uma bela vista, com a praia bem próxima, um ambiente de descanso e tranquilidade, é tudo que desejamos. Na hora de optar por investir em um imóvel no litoral, esses anseios são os que mais pesam. Mas será que este desejo pode sair caro demais? Para colocar na balança e não pesar no orçamento, o E-konomista listas as vantagens e desvantagens de comprar uma casa de praia.

Vantagens de comprar uma casa de praia

  • É um investimento em um imóvel que pertencerá a família. 
  • É possível decorar no seu gosto e ter um ambiente que combine com a família.
  • Pode ser usufruído sempre que puder e quiser.
  • É possível alugar a casa por períodos e assim gerar renda.

Desvantagens de comprar uma casa de praia

  • De acordo com uma pesquisa da FGV, se você não for todos os fins de semana e durante as férias para a casa de praia, o dinheiro investido no imóvel é superior do que ir para uma pousada nos períodos desejados.
  • Tem muitos gastos com IPTUs, condomínio e manutenção que as vezes não compensa.
  • O investimento pode pesar muito no orçamento familiar.
  • Em tempos de crise, essas casas são as primeiras a serem desvalorizadas.

Se ficou tentado em fazer este investimento para usufruto de toda a família, veja algumas dicas que poderão te auxiliar para tomar a melhor decisão e fazer o melhor negócio:

Dicas na hora de comprar uma casa de praia

1. Fazer uma pesquisa antes de comprar para conhecer o lugar escolhido é importante para não comprar um imóvel que poderá ser desvalorizado num futuro próximo.

2. É importante colocar na balança o quanto de fato vai aproveitar a casa da praia para não comprar por capricho e no final das contas não usar tanto.

3. Com as mudanças climáticas mundiais, o ideal é que antes de comprar uma casa na praia, você saiba a história e as previsões para o lugar. Além disso, confirme se ali há problemas com o solo ou até riscos de acontecer desastres naturais.

4. É ideal procurar um imóvel que seja relativamente próximo a sua residência, assim facilita as idas à casa de praia.

5. Ter uma casa de praia dá trabalho e precisa ser visitada periodicamente, por isso pense bem antes de comprar! 

Decoração e modelos de casas de praia

Alguns aspectos devem ser considerados na hora de escolher o modelo, ou mesmo decorar a casa de praia. Veja abaixo as dicas do E-Konomista e fique atento. 

  • Tome cuidado com a luz solar é outro aspecto a ser considerado. Afinal, apostar em revestimentos que desbotem  não é a alternativa mais indicada. 
  • A madeira tem que ser escolhida com cuidado, caso seja utilizada. O material perde a cor com relativa facilidade e ainda aquece o ambiente (para diminuir o estrago, use um selante especifico). 
  • Pode ser interessante recorrer a pisos frios no acabamento da casa. Modelos em cerâmica, porcelanato e até mesmo pedras funcionam bem neste cenário. 
  • Evite acabamentos esmaltados e brilhantes, pois acabam riscando devido à ação da areia trazida pelo vento e, sendo escorregadios, causam acidentes.
Erros comuns
  • Não incluir ventilação cruzada no projeto. Casas de praia devem contar com a presença de grandes portas e janelas, além de um pé direito alto. Tamanho cuidado se justifica pelo excesso de umidade da região e de as casas ficarem muito tempo fechadas.
  • Não incluir uma saída de água (torneira ou chuveirão) próxima à entrada da casa. Tirar o excesso de areia antes de entrar na residência é fundamental para deixar a casa limpa.
Decoração
  • Fundamental é utilizar materiais práticos e fáceis de lavar, como as fibras sintéticas. Recorrer a tecidos impermeabilizados é outra proposta vantajosa, uma vez que a proteção aumenta a durabilidade dos produtos. 
  • Calor e mais calor não dá não é?. Evite cortinas pesadas, carpetes e cores escuras. Além disso, a jardinagem é mais um assunto que deve marcar presença no projeto.

Como comprar uma casa de praia:

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar