Vantagens do consórcio imobiliário

Veja as principais vantagens do consórcio imobiliário e porque vale a pena investir neste sistema de pagamento para realizar o sonho da casa própria.

Vantagens do consórcio imobiliário
Vale a pena investir num consórcio imobiliário?
  • Entre as principais vantagens do consórcio imobiliário, estão a possibilidade de usar o FGTS para dar um lance e o fato do consórcio não ter juros.

Não é novidade que o setor de consórcios está crescendo a cada ano no Brasil. E o consórcio imobiliário vem ganhado uma parcela significativa do mercado em relação ao financiamento na hora de realizar o sonho da casa própria. Isto porque entre as principais vantagens do consórcio imobiliário, estão a possibilidade de planejar a compra do imóvel, e fazer um bom negócio sem precisar se submeter às altas taxas de juros cobradas pelos bancos.

Vale a pena aproveitar as vantagens do consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário é uma alternativa principalmente para as famílias de classe média que querem comprar o primeiro imóvel. Mas também é um bom negócio para quem vai adquirir um segundo imóvel para investimento. Confira as principais vantagens do consórcio imobiliário e veja porque vale a pena apostar nesta solução:

1. Taxas mais baixas em relação ao financiamento 

Num consórcio imobiliário, não há taxa de juros. As administradoras de consórcio cobram uma taxa de fundo de reserva e uma taxa de administração fixa. Por isso, na hora de fazer as contas, comprar um imóvel por meio de um consórcio, sai muito mais barata do que pagar as taxas de juros dos bancos.

2. Consórcio imobiliário para imóveis populares

Ao entrar num grupo de consórcio, você compra uma cota no valor do imóvel que pretende adquirir, e este valor pode variar entre R$50 mil e R$400 mil, e o prazo para pagamento vai de 5 a 15 anos, de acordo com o valor do imóvel.

3. Planejar a realização do sonho da casa própria

Como o consórcio imobiliário tem prestações com valores mais acessíveis e não tem prestações intermediárias com valores elevados, como costuma acontecer com o financiamento, é um ótimo investimento para pessoas jovens, que não têm pressa para receber o imóvel.

4. Consórcio imobiliário para construir ou reformar imóveis

O dinheiro do consórcio imobiliário também pode ser utilizado para construir ou reformar a sua casa. Esta também pode ser uma alternativa mais barata do que um financiamento ou empréstimo pessoal.

5. Zero de entrada

No consórcio imobiliário, não é preciso das entrada. Isto significa que se você tem uma reserva financeira, pode usar o dinheiro para dar um lance e tentar antecipar a sua contemplação, recebendo mais rápido a sua carta de crédito. Assim, pode usufruir logo do seu imóvel pagando prestações mais baixas do que de um financiamento.

6. Use o seu FGTS

A outra grande vantagem do consórcio imobiliário, é que você pode usar o seu FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para dar um lance.

Resumindo, vale sim a pena aproveitar as vantagens do consórcio imobiliário, desde que você não tenha pressa para receber o imóvel, pois se depender dos sorteios pode levar anos a ser contemplado. Também é um excelente negócio se você tem uma poupança ou um bom FGTS para dar um lance.

Mas atenção, antes de entrar num consórcio imobiliário, faça uma pesquisa de mercado e certifique-se da idoneidade da administradora do consórcio. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar