Vale a pena investir em ouro?

Já ouviu falar na alta do valor do ouro e ficou tentado a apostar nesse negócio? Saiba quais são os perfis de investidores e os riscos para decidir se vale a pena investir em ouro:

Vale a pena investir em ouro?
Conheça qual é a lógica desse tipo de investimento e se vale a pena investir em ouro

Para quem quer saber se vale a pena investir em ouro, ou não, deve focar na rentabilidade e avaliar o risco também. Quanto maior a oscilação da variação (volatilidade em termos técnicos), maior o risco do investimento. O ouro é um dos artigos que mais oscilam no mercado, tendo por média, cerca de 16%.
Portanto, o retorno desta forma de investimento não é garantida e, tão pouco consistente. E para quem não sabe, a cotação do ouro no Brasil está atrelada ao dólar, ou seja, mais um fator de risco para quem busca um investimento de baixo risco e alto retorno financeiro.


PRECISANDO DE DINHEIRO?
Faça uma simulação de crédito pessoal e encontre a melhor solução para colocar as suas finanças em dia.

Qual o perfil de quem investe em ouro?
Como investimento, normalmente é utilizado por investidores experientes e com perfil de risco agressivo para especulação ou como proteção para investidores que tenham carteira de investimento ampla e, mesmo assim, sem ultrapassar o montante de
20% do total investido. 

Para quem possui esses perfis de negócio, outro ponto para se entender é que o ouro costuma valorizar-se em contra mão da economia de um país. Por exemplo, no cenário de crise mundial de 2008, os investidores que apostaram no ouro tiveram um perda menor se comparado àqueles que investiram em outras fontes. Porém, quando o cenário se inverteu, gradativamente o
ouro foi perdendo o seu valor.

Veja também: Vale a pena penhorar ouro?

Porque o ouro teve uma alta expressiva nos últimos meses?

Pode-se dizer que foram três situações específicas que contribuíram para esse aumento no mercado de investimento, todas elas interligadas ao nível de incerteza da economia global:

  • Lei da recuperação da economia europeia
  • Crise na Grécia
  • Desaquecimento da economia chinesa

Porém, o esperado é que este cenário se reverta, pois o Banco Central Europeu já tomou medidas para acelerar o crescimento econômico da região e o governo chines faz esforços para que o crescimento da economia não desacelere de forma tão rápida. E, para finalizar, a economia americana se recupera bem.
Estes fatores fazem com que consultores de investimentos acreditem que, as incertezas quanto o crescimento da economia global irá diminuir durante este ano de 2015 e, consequentemente, o valor do ouro irá desvalorizar.

As informações são da consultora de investimentos Sandra Blanco, da empres Órama.


Como acompanhar a cotação do ouro?

Assim como os sites de cotação do dólar ou do euro, também existe sites específicos para acompanhar o valor do mercado e decidir se vale a pena investir em ouro:


Para quem deseja fazer este tipo de investimento, a BM&F Bovespa possui uma cartilha explicativa chamada Mercado de Ouro - Como investir no mercado a vista.
 

Saiba quanto custa fazer um crédito pessoal. Faça uma simulação.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar