Vale a pena comprar um ar condicionado

Com as temperaturas extremas desse verão, a pergunta que não quer calar é: vale a pena comprar um ar condicionado? O E-konomista responde agora! Confira as vantagens e desvantagens

Vale a pena comprar um ar condicionado
Com o calor intenso, brasileiros procuram aparelhos de ar condicionado

Com o calor tão intenso no verão, os brasileiros estão correndo às lojas à procura de aparelhos de ar condicionado para instalar em suas casas. Quando as temperaturas passam dos 30 graus, os ventiladores já não conseguem proporcionar alívio do calor e sensação de bem estar. Então, já que não podemos passar todo o verão na praia ou na piscina, o jeito é correr atrás de conforto nos aparelhos de ar condicionado, mas será que vale a pena? 

Existem vantagens e desvantagens nesse tipo de aparelho, e por mais que queiramos ignorar as desvantagens na busca do alívio do calor, vale a pena analisar todos os aspectos da compra. Afinal o verão passa e as contas ficam.


Vale a pena comprar?

Vantagens do ar condicionado

  • A principal vantagem do ar condicionado é poder escolher a temperatura do ambiente. Em cerca de 30 minutos os ares condicionados mais modernos conseguem abaixar mais de 10 graus a temperatura do local em relação à temperatura externa, tornando-o arejado e refrescante.
  • As versões avançadas de ar condicionado disponíveis no mercado possuem outras funções além de regular a temperatura, como controle de humidade e filtro do ar.   
  • Os aparelhos de ar condicionado hoje em dia já não são barulhentos como os de antigamente.  Funcionam de forma muito silenciosa, como é o caso do ar-condicionado split ou multsplit
  • Os ares condicionados portáteis têm ganhado muitos adeptos pois dispensam instalação, podem ser levados a qualquer cômodo da casa e são bastante eficazes. 

Desvantagens do ar condicionado

  • A maior desvantagem que atinge a todos que adquirem um ar condicionado para a sua casa é o consumo de energia.  Apesar dos novos modelos prometerem um consumo moderado, o uso frequente do aparelho trará um aumento considerável na conta de luz. A melhor saída é consumir com moderação, somente nos horários de pico de temperatura. 
  • O uso frequente do ar-condicionado pode trazer riscos para a saúde, especialmente a quem já tem problemas respiratórios e alergias. A retirada da umidade do ar provocado pelo aparelho acarreta crises de sinusite, bronquite e asma a quem já é susceptível, e também o ressecamento das narinas que é sentido por todos. Além disso, o dito “choque térmico”, provocado pela transição brusca de temperatura do lugar refrigerado e fresquinho para o calor das ruas pode acarretar resfriados. 
  • É preciso cuidado com a limpeza do aparelho. Quando a limpeza  não é feita adequadamente e com regularidades, os filtros de ar acabam acumulando fungos e bactérias que desencadeiam alergias.
  • Os custos do aparelho e da instalação também não são dos mais baratos, é preciso pesquisar e ter paciência para adquirir um aparelho de qualidade que caiba em seu bolso e atenda às suas necessidades.

Confira os preços 

Os principais sites de eletrodoméstico do Brasil oferecem aparelhos de ar condicionado variando entre R$ 999,00 e R$ 7.000. 

1- Ar condicionado nas Casas Bahia   

2- Ar condicionado nas Lojas Americanas

3- Ar condicionado no Ponto Frio

4- Ar Condicionado na Ricardo Eletro

5- Ar Condicionado no Magazine Luiza

Melhor forma de pagamento

Sem dúvida nenhuma, a melhor forma de pagamento é parcelar a compra no cartão de crédito. Afinal, apesar de não serem extremamente caros, os aparelhos de ar condicionado custam um preço elevado em comparação a outros aparelhos de sua casa. Por isso escolher o melhor cartão de crédito é fundamental para baixar os juros e fazer uma boa compra. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar