Vale a pena comprar motos usadas?

Comprar motos usadas tem suas vantagens e desvantagens. Saiba dicas e conheça a melhor maneira de fazer um bom negócio.

Vale a pena comprar motos usadas?
Veja dicas de como procurar boas motos usadas antes de fechar negócio

Na hora de escolher um veículo de duas rodas muita coisa conta. Além de que, geralmente, a moto é bem mais acessível do que um carro, para quem mora em grandes cidades pode ser uma economia de tempo. A maior cidade do país, São Paulo, por exemplo, conta com uma frota de mais de um milhão de motos usadas e novas. São pessoas que buscam a facilidade, economia e a rapidez deste transporte. 

Com isso, este veículo está cada vez mais popular em vários locais do Brasil. Mas na hora de comprar, será que vale a pena investir em uma moto usada ou nova?

O E-konomista lista as vantagens e desvantagens de comprar uma moto usada.

Comprar motos usadas


Vantagens de comprar uma moto usada:

• É mais barato do que uma moto 0km

• É possível comprar um modelo melhor com um preço que cabe no bolso.

• Já sofreu boa parte da desvalorização de mercado, fazendo com que a revenda tenha menos ônus.

Desvantagens de comprar uma moto usada:

• Gasta mais dinheiro com a manutenção.

• Se a procedência não for boa, a moto pode vir com problemas que só serão notados após o uso.

• Se não tiver cuidado, é possível comprar uma moto roubada ou com problemas de documentação.

E se a decisão de comprar uma moto usada for a melhor para este momento, veja algumas dicas que irão te ajudar para fazer um bom negócio.

Dicas para comprar uma moto usada:


1- Com uma imensa variedade de motos no mercado, a primeira coisa que é preciso fazer é escolher o modelo desejado.

2- Na hora de comprar, mesmo que seja um pouco mais caro, tenha mais segurança e compre a moto em uma revendedora ou entidade privada. A probabilidade de ter problemas com a moto será menor.

3- Gostou de uma moto usada? Não deixe de inspecionar cuidadosamente a máquina. Ao verificar o seu estado mecânico, você estará zelando por sua vida e pela saúde das suas finanças.

4- Assim como em uma moto 0km, fazer um test drive em uma moto usada antes de comprá-la vai ajudar a definir se este veículo se adequa a você.

5- Pedir um histórico das intervenções mecânicas da moto vai ajudar a entender quais foram as condições de uso. Se teve ou não manutenção. Se já teve alguma batida ou se a moto foi bem zelada.

6- Se achar que a moto está com um preço muito elevado, tente negociação. Mas, caso ela já esteja com um preço justo, não deixe de comprá-la antes de que seja tarde demais.

7- Antes de comprar, fazer uma pesquisa na internet com os valores das motos será importante para qualquer tipo de negociação.

8- Antes de fechar um negócio, visite vários revendedores, entidades privadas ou sites, inspecione as motos em questão, faça testes e escolha aquela que você mais se adequa.

Onde comprar uma moto usada?


Além das revendedoras de moto, concessionárias e pessoa física, é possível também fazer uma boa compra através da internet. Mas, antes de tomar qualquer decisão, fazer uma pesquisa e tentar conhecer melhor o veículo vai ajudar na hora de fechar qualquer negócio.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar