Vale a pena comprar carros com GPS integrado?

Confira no artigo quais são os modelos de carros com GPS integrado vendidos no Brasil e qual marca oferece o equipamento com melhor custo benefício.

Vale a pena comprar carros com GPS integrado?
Confira vantagens e desvantagens dos carros com GPS integrado

já fez um test drive? veja como é fácilagende grátis

Os carros mais modernos e equipados oferecidos no mercado têm vindo com um adicional que muita gente fica na dúvida se vale a pena: o GPS integrado. É claro que esse equipamento é muito útil para se deslocar principalmente nas grandes cidades, a dúvida é se são realmente tão úteis quanto os GPS portáteis ou aplicativos de celular que fazem essa função. Os carros com GPS integrado têm um valor acrescido ao veículo devido a essa função, e não costuma ser muito barato. Então, por que optar por um veículo com esse adicional?

Vantagens do GPS integrado

  • Funções extra – além do sinal de GPS, os carros com GPS integrados conta com sensores que apontam a distância percorrida, a velocidade média utilizada, a aceleração e a direção das rodas, sendo muito mais precisos na navegação mesmo quando a recepção do sinal GPS é fraca.
  • Segurança – por estar integrado, não chama a atenção de ladrões para furtos e roubos. Muitas pessoas retiram o GPS portátil do painel ao parar o carro, mas poucas o carregam consigo, deixando normalmente no porta luvas. E os ladrões já sabem disso.
  • Estética o GPS integrado é mais bonito e não fica com um outro aparelho pendurado no vidro do carro.
  • Recalculando rota Ao ter que desviar a rota do que foi programado pelo GPS, o integrado recalcula a rota de forma mais ágil do que os portáteis.
À PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.
  • Mapas da cidade – os carros com GPS integrado mostram mapas em tempo real das ruas  e arredores onde você está dirigindo, mesmo que você não coloque um destino. Assim você vai acompanhando o seu deslocamento, o que dá uma grande segurança no trânsito, principalmente em grandes cidades.

Desvantagens do GPS integrado

  • Custo – são significativamente mais caros do que os portáteis.
  • Atualização – é preciso buscar constantemente por atualizações. Como a maioria dos aparelhos de GPS não é conectada à internet, não te oferecem nem atualizam automaticamente as mudanças no trânsito. É preciso buscar atualizações e no caso de algumas marcas, é necessário pagar por elas.

O melhor GPS integrado em custo benefício

As principais marcas de carro nacionais e importadas já investem nesse equipamento como um adicional, já que ter um GPS no carro hoje em dia é um desejo da maioria dos motoristas. O site Deco Proteste testou 8 aparelhos de GPS nos seguintes quesitos: navegação através da tela touch screen,  navegação por voz, cálculo do percurso, qualidade do sinal de GPS, facilidade de uso, reconhecimento de voz e a interface (os menus).

  • O melhor custo benefício dos aparelhos de GPS foram os da Fiat e da Renault: são ágeis, possuem navegação facilitada e com os melhores preços do mercado.
  • O mais caro é o GPS integrado da BMW. O diferencial é o atendimento ao consumidor, se o motorista ficar perdido durante a viagem, pode acionar o botão de ajuda do GPS que será atendido por uma equipe de funcionários da marca para ajudá-lo a chegar ao seu destino final.
  • Na navegabilidade, todas as marcas ofereceram qualidade semelhante. O GPS da Pegueot e da Citroen possuem interface um pouco mais complicada do que os demais.

Carros que possuem GPS integrado no Brasil

 A maior parte dos carros comercializados no país pode contar com esse equipamento como adicional, e alguns deles já vêm com o GPS de fábrica. Confira exemplos dos carros com GPS integrado de cada marca:

  • Fiat: Uno 2015, Bravo, Linea, Siena, Punto
  • Chevrolet: Zafira, Novo Prisma, Cruze, Tracker
  • Ford: Focus, Ecosport, Ranger, Fiesta, Ka
  • Volkswagen: Fox 2015, Jetta, Passat, Amarok
  • Renault: Duster, Sandero, Fluence, Logan, Clio
  • Pegueot: 307, 308, C3, 208
  • Citroen: Aircross, C4 Lounge Tendence, C3
  • Nissan: March, Versa, Frontier, Sentra
  • Hyundai: HB20, I30, Veloster
  • BMW: X1, X3
Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar